Regiões Metropolitanas

Estado de São Paulo Até os anos 1960, o Brasil era um país eminentemente rural. Fatores como a fecundidade e a longevidade, associados à industrialização do país e à mecanização do campo, trouxeram a distribuição populacional à moradia essencialmente urbana. O crescimento da urbe levou à conurbação de cidades vizinhas, criando novas figuras de interesseContinuar lendo “Regiões Metropolitanas”

O futuro do Porto de Santos

Em uma série de matérias próprias e artigos do Eng. Eduardo Magano, a Portogente aborda a necessária ampliação e modernização portuária na Baixada Santista. Os ativos portuários não são meras fontes de caixa do governo, privatizáveis para pagar juros e outras coisas, mas fonte de riqueza para o país e carentes de investimentos da ordemContinuar lendo “O futuro do Porto de Santos”

Vou de túnel

São 40 mil os transeuntes diários entre as ilhas de São Vicente e Santo Amaro, a caminho do trabalho, de casa, do comércio ou da praia, hoje servindo-se das balsas e barcos do maior sistema do planeta do tipo. De forma mais lenta, cara e menos segura que a travessia seca, antigo desejo e necessidadeContinuar lendo “Vou de túnel”

Associação Guarujá Viva

Segundo o Planeta Biologia, as águas vivas habitam todos os oceanos há 650 milhões de anos e é um cnidário invertebrado “composto de uma substância gelatinosa em forma de sino que envolve sua estrutura interna, da qual os saem vários tentáculos”, que podem chegar a 36 metros de comprimento. É também o acrônimo da AssociaçãoContinuar lendo “Associação Guarujá Viva”

O caminho para o Nordeste e para o Brasil

Nascido na roça cearense, Miguel Arraes encarnou como muitos o dito de, o nordestino, ser antes de tudo um forte. Foi deputado estadual, deputado federal por 18 anos, prefeito de Recife e por três vezes governador de Pernambuco. A profunda identidade com o seu povo pôde ser aferida nas suas palavras de quando, em 1963,Continuar lendo “O caminho para o Nordeste e para o Brasil”

Tempo de travessia

O dileto filho da Ilha Encantada Thiago Andrade já havia nos legado um projeto de cidade com Uma só Santos. Desta vez a sua generosidade transcende as fronteiras regionais, lembrando que a “mãe de todas as batalhas” é pela vida: “É o tempo da travessia: e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nósContinuar lendo “Tempo de travessia”

Porchat: a ilha com a cara do Brasil

Ligada à porção vicentina da Ilha Encantada pelas areias das praias do Itararé e Gonzaguinha, a guardiã da Baía de São Vicente, berço da colonização portuguesa na Capitania que veio a ser o Estado de São Paulo, antes de Porchat a ilha já foi chamada do Mudo, das Cobras e das Cabras. Mera coincidência aContinuar lendo “Porchat: a ilha com a cara do Brasil”

A ponte pênsil vicentina interliga a Baixada há mais de cem anos

Muito antes da ponte estaiada que se vê nos jornais paulistanos da TV Globo, um par de estacas foi fincado em terra firme e outro na Ilha de São Vicente para, por meio de cabos de aço, sustentar a ponte famosa e os dutos saneadores de Guilherme de Britto. Quem conta um pouco da históriaContinuar lendo “A ponte pênsil vicentina interliga a Baixada há mais de cem anos”

Santos: minha escolha de vida na aposentadoria

Há uma ligação pré-natal: meus avós e pais aqui aportaram vindo da Europa e, estabelecidos na capital, tinham Santos por sua praia, hospedados pelos Brickmann no José Menino. Nos anos 1950, consorciaram-se com outros imigrados do Bom Retiro para construir o Edifício Porto, na Alexandre Martins. Eu mesmo frequento a praia de Santos desde queContinuar lendo “Santos: minha escolha de vida na aposentadoria”

Restabelecer o passe livre para o idoso é o presente que São Paulo merece

Nem parece que 467 anos já se passaram desde que Anchieta, Nóbrega e seus companheiros subiram a serra para encontrar os índios brasileiros no Pátio do Colégio e fundar a maior, mais rica e cosmopolita cidade do país. Não obstante sua vetusta idade, viu cair a gratuidade dos transportes urbanos para muitos de seus nãoContinuar lendo “Restabelecer o passe livre para o idoso é o presente que São Paulo merece”