O futuro do Porto de Santos

Em uma série de matérias próprias e artigos do Eng. Eduardo Magano, a Portogente aborda a necessária ampliação e modernização portuária na Baixada Santista.

Os ativos portuários não são meras fontes de caixa do governo, privatizáveis para pagar juros e outras coisas, mas fonte de riqueza para o país e carentes de investimentos da ordem de 25 bilhões de dólares nas próximas três décadas, para receber navios maiores, dar segurança às cargas portuárias e facilitar o escoamento das compras e vendas internacionais do Brasil.

Magano explica que os casos de sucesso na Europa, administrados por autoridades portuárias como a que se constituiu em Santos, envolvem investimentos públicos em infraestrutura e movimentação de cargas por operadores privados.

Um dos exemplos trazidos pelo veterano consultor portuário é o porto oceânico, que poderia ser instalado em São Vicente e integrado à malha ferroviária existente.

Portogente (reprodução)

Conexo ao tema, convidamos à leitura da obra pioneira de Guinle, nos tempos da concessão imperial do Porto de Santos e sobre o túnel imerso entre as ilhas de São Vicente e Santo Amaro.

Ainda segundo a Portogente, “no dia 11 de novembro de 2020, em visita ao Porto de Santos, no litoral paulista, o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas assumiu um compromisso com a comunidade do Porto e da Baixada Santista: ‘A possibilidade de construir o túnel é total. A gente está estudando isso com muito afinco. A gente verifica que cabe dentro da concessão. A gente está fazendo o estudo.’”

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “O futuro do Porto de Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: