Bom Retiro, 138

138º aniversário

Do seu loteamento original à condição de um dos bairros mais legais do mundo – o primeiro do Brasil! -, o Bom Retiro encerra muitas histórias.

Localizado entre os rios Tietê e Tamanduateí, ele foi formado, no século 19, por algumas chácaras e sítios, como a “Chácara do Bom Retiro” que deu origem ao nome do bairro. Estas propriedades eram usadas como retiros de fim de semana pelas famílias mais ricas e tradicionais da cidade.

Já contamos muitas delas, para ler ou reler enquanto você se prepara para os festejos na Newton Prado: a vida no bairro no século 20; o comércio; o teatro TAIB; a Casa do Povo; o pletzale; a fundação do Corinthians.

Nova pesquisa internacional, da britânica Time Out, classificou a bom-retirense Rua Três Rios no sétimo posto global das “ruas mais legais do mundo”. Situada entre a antiga Escola Politécnica e a Graça, têm ou tiveram endereço nas suas queridas cinco quadras a antiga Faculdade de Pharmácia, hoje Centro Cultural Oswald de Andrade, a Saladinha Record, o Colégio Santa Inês, a Burikita, o Ginásio Israelita Brasileiro Scholem Aleichem, o supermercado Otugui e muito mais, além de muita gente boa que mora lá e os já citados Casa do Povo e TAIB.

A rua homenageia o Marques de Três Rios, Joaquim Egídio de Souza Aranha, que na bucólica paisagem do século 19 lá tinha o seu Solar, em que se hospedou outrora a Princesa Isabel.

Foi também o primeiro endereço no Brasil de Abrão e Pola Rajnstajn, em 1928. Uma severa chuva, no entanto, danificou-lhe de cara as máquinas de boneteria que havia trazido da sua Polônia natal.

É verdade que a gente pode sair do Bom Retiro, mas o Bom Retiro nunca sai da gente. Como dizia Juó Bananère, “o Buritiro mora aqui”.

Comemore o aniversário do bairro, mas com prevenção.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Bom Retiro, 138

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: