A Economática provê uma plataforma de análise do desempenho das ações de empresas listadas em bolsa de valores, voltada à obtenção de ganhos em fundos de investimentos naquele mercado. Seus estudos, no entanto, revelam outro aspecto do capitalismo financeiro que quem não é acionista ou especulador do mercado secundário em regra fica só com aContinuar lendo “No 1º trimestre de 2021, lucro dos grandes banco tem crescimento de 35,2% e dividendos são o quarto maior da amostra”
Arquivos da tag:Capitalismo financeiro
No Brasil, a pior elite do planeta?
Segundo o jornalista Renato Ilha, do Seu Expediente, Paulo Mendes* aponta que a atual queda da moeda brasileira provoca um aumento de distorção econômica entre o cidadão trabalhador brasileiro em relação àqueles que trabalham com commodities (agropecuária e mineradoras) e moedas estrangeiras (bancos e agentes do Sistema Financeiro). A desvalorização incontrolada do Real, que temosContinuar lendo “No Brasil, a pior elite do planeta?”
Juros, tributos e o desequilíbrio do orçamento público
Inspirado no artigo de Suzart, Zuccolotto e Rocha* no Estadão – A mágica do orçamento desequilibrado: e agora, Mister M? Val Valentino, o Mister M, desvendava na TV os truques dos ilusionistas. Aos que desconhecem o processo orçamentário brasileiro, os autores resumem que “o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) deve ser encaminhado pelo PoderContinuar lendo “Juros, tributos e o desequilíbrio do orçamento público”
Novo Consenso de Washington: de Neoliberal-Fiscalista a Desenvolvimentista-Crescimentista
Publicado originalmente em Blog Cidadania & Cultura:
Martin Sandbu (Financial Times 12/04/2021) publicou artigo com avaliação da mudança dos ares vindos da América do Norte. Os economistas neoliberais tupiniquins, vulgo PhDeuses, necessitam de uma radical reciclagem lá na matriz… O neoliberalismo saiu de moda! “Qualquer pessoa que, assim como eu, foi estudante na década de 90 vai…
O desenvolvimento capitalista em cinco estações
Se bem captamos a essência da aula assistida à Nilson Araújo de Souza, são cinco os períodos do desenvolvimento capitalista que se pode registrar, desde a sua consolidação sobre as antigas relações feudais até a corrente mudança geopolítica do mundo, que anuncia a China como novo norte da evolução das forças produtivas sob predomínio deContinuar lendo “O desenvolvimento capitalista em cinco estações”
Produzir e extrair na economia global
Ladislau Dowbor O livro de Mazzucato apresentado por Dowbor revela como o parasitismo financeiro sobre a economia mundial tem formado as grandes e concentradas fortunas na atual quadra do desenvolvimento capitalista. A obra é relevante, pois mostra como é feita a acumulação da riqueza sem produzir, extraindo da Natureza coisa que não foi produto doContinuar lendo “Produzir e extrair na economia global”
Meu Pai, John Kenneth Galbraith
Publicado originalmente em Blog Cidadania & Cultura:
James K. Galbraith escreveu um ensaio sobre as ideias de seu pai:?America Abandoned Its Economic Prophet.?The World Embraced Him. Foreign Policy. January 15, 2021.? Meu pai foi uma criatura do século passado. Nascido no Canadá, em 1908, e veio para os Estados Unidos na década de 1930. Trabalhou…
Game Stop or Game Over? Posição Comprada combinada em Rede Social
Publicado originalmente em Blog Cidadania & Cultura:
O fenômeno da valorização da GameStop surpreendeu Wall Street após uma ação orquestrada de pequenos investidores. Ele traz grandes reflexões sobre os preços dos ativos no mercado financeiro, segundo Gabriel Galípolo, professor da PUC-SP e presidente do Banco Fator. “É quase um ramo amador de uma análise de psicologia de…
FMI à esquerda de Guedes!
Publicado originalmente em Blog Cidadania & Cultura:
Sergio Lamucci (Valor, 03/12/2020) informa: o Brasil deve manter o teto de gastos em 2021, mas ao mesmo tempo estar preparado para oferecer apoio fiscal adicional se as condições econômicas se mostrarem mais fracas do que o esperado, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). A instituição espera uma queda do…
Família mal-agradecida?
Lauro Jardim apôs nota em O Globo sobre circulação monetária: Uma família de São Paulo acaba de enviar ao exterior a módica quantia de R$ 50 bilhões (são bilhões mesmo). Tudo legal e regular. Tanto que apenas de ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) pagou R$ 2 bilhões (sim, são bilhões mesmo). Deixemos ao contenciosoContinuar lendo “Família mal-agradecida?”