São Paulo não pode parar no cemitério

Os Bico de Souza são todos bons amigos de longa data. O mais jovem de seis irmãos é empresário de elevados caráter e consciência sindical. Por todos esses motivos, e também pelo tema, assistimos ontem seu programa São Paulo Não Pode Parar, que acontece aos sábados e domingos às 19 horas. João Bico tem umaContinuar lendo “São Paulo não pode parar no cemitério”

Portuários: trabalhadores essenciais

Quando assistimos a “Cidadãos Globais”, vimos as imagens das arenas esportivas, fechadas, dos EUA com letreiros luminosos de agradecimento aos trabalhadores essenciais que ocupam a linha de frente no combate à pandemia global. No Brasil, merecem o nosso apreço os agentes de saúde, segurança e logística de alimentos e remédios. Mas não só eles. OsContinuar lendo “Portuários: trabalhadores essenciais”

A bolsa ou a vida?

O Bem Estar do sítio de notícias G1 compilou dados da evolução da pandemia em diversos países, considerando os primeiros cinquenta dias, completados no Brasil em 15.4 último. Nesta manhã, 17.4, os infectados já são 29 mil – a metade recuperada! -, com 1.952 doentes tendo ido a óbito. Os cenários que se desenham, noContinuar lendo “A bolsa ou a vida?”

As aulas fora da sala

Nem todas as lições do que chamamos de universidade são, nem poderiam ser, ensinadas entre as quatro paredes de uma sala de aula ou laboratório. Para além da Engenharia Mecânica em que me graduei na USP, em São Carlos, alguns episódios deixaram lições que merecem registro. A portaria que guarnece o campus nestes anos aindaContinuar lendo “As aulas fora da sala”

Aposentados do Litoral Paulista

A contribuição social por meio do trabalho, que em geral não se ao período aquisitivo do benefício junto à previdência social, constrói uma base material para ser desenvolvida pelos sucessores de cada trabalhador brasileiro. O que se fez no século passado permitiu o crescimento posterior da renda nacional, da produtividade da atividade econômica e daContinuar lendo “Aposentados do Litoral Paulista”

A conurbação da Baixada Santista

O ex-prefeito paulistano Prestes Maia, autor do Plano de Avenidas da capital paulista, prescreveu em 1947 às cidades da Baixada Santista um plano metropolitano de integração viária. Destaque-se no projeto do renomado urbanista a malha ferroviária cruzando a Ilha de São Vicente, em tempos anteriores à urbanização da Zona Noroeste, para interligar a Praia GrandeContinuar lendo “A conurbação da Baixada Santista”

Fim do piso de investimentos submete municípios ao colapso fiscal

Publicado originalmente em Blog do Ergon:
Após as articulações de Paulo Guedes para garantir seu projeto de financeirização da educação a longo prazo, a chamada PEC do Pacto Federativo (PEC 188/2019) reúne forças em meio ao movimento de Reforma do Estado. Porém, as mesmas prefeituras que se encantam com a promessa de liberdade de gestão…

Morar em área de risco

Reproduzo o texto abaixo conforme o recebi, exceto alguns ajustes gramaticais, pela relevância da desgraça sentida na pele por aqueles que muito perderam com as chuvas na Baixada Santista, inclusive a própria vida, em muitos casos. Desconheço o autor, mas assiste-lhe razão quando afirma que morar em área de risco não é gosto ou opção,Continuar lendo “Morar em área de risco”

Conselho Participativo Municipal

Quando em 2013 nos foi confiada pelos vizinhos do Bom Retiro a missão de participar do primeiro Conselho Municipal da então Subprefeitura da Sé – região central da capital paulista – tinha início uma experiência participativa deste e de outros mil cidadãos paulistanos. A pomposa posse no Anhembi, no aniversário da cidade, contou, além daContinuar lendo “Conselho Participativo Municipal”