Mariângela Duarte, filha na história

Mariângela Duarte completou ontem a sua produtiva vida. Professora, vereadora, deputada estadual, deputada federal, secretária de Educação, mulher dedicada não só aos seus filhos e netos, mas à toda gente que dela precisasse.

Os caminhos da vida nos fizeram vizinhos há poucos anos, na cidade de Santos.

Assim, eu a conheci na orla da Aparecida. Estávamos eu e Daro Piffer em campanha deste a deputado federal quando ela passeava com seu cachorro e recolheu um dos folhetos que distribuíamos. No retorno, parou para conversar e puxar assunto, interessada na proposta de um Sistema Financeiro Cidadão que apresentávamos aos eleitores santistas. Suas palavras de incentivo ao debate na Câmara Federal e o pedido de votos a vários dos passantes, vários deles ex-eleitores de Mariângela, deixaram uma primeira marca.

Como um é pouco, houve uma segunda vez: em outubro último havíamos recém saído de casa com João Vicente Goulart, que visitava a cidade para receber o título de cidadão santista conferido a seu pai, o ex-presidente do Brasil. Um documento faltante para a entrevista no Diário do Litoral nos fez retornar à origem. Subi eu ao apartamento enquanto João e Guilherme Cruz aguardavam em frente ao prédio. Quando retorno, vejo-os em roda com Mariângela, que justo naquele dia e horário resolveu mudar o trajeto da sua caminhada diária. A conversa, por óbvio, girava em torno da obra de Jango, que ela muito ilustrou.

Teria, sem dúvida, muito apreciado uma terceira, quarta, quinta e enésima oportunidade de estar com Mariângela Duarte, cuja obra apenas comecei a conhecer. Mas a sensação que tive nessa breve convivência que a ela lhe veste bem o Hino de Santos: filha na história da ilha encantada.

Em sua homenagem a Prefeitura decretou luto oficial de três dias. E a imprensa lhe dedicou destaque em suas páginas. Mas foi a mensagem de Aline Cabral, presidente do Centro dos Estudantes de Santos, que melhor sintetizou nossos sentimentos: sua luta será lembrada e eternizada.

Viva Mariângela Duarte!

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: