É proibido pisar nos nossos sonhos

Imagem ilustrativa da coluna

Ademir Pestana* consignou nas páginas de A Tribuna de 26.5.2020 justo manifesto ao desfeito da Petrobras quanto à cidade de Santos. Já havíamos colocado números ao que o vereador chama de sonho em A riqueza mora em frente à praia, bem como mostramos em Caminhos da independência sobre como santista adotivo Guilherme Guinle saiu do porto para descoberta do primeiro óleo no Brasil.

O anúncio da petroleira em deslocar parte significativa do contingente administrativo de Santos ao Rio de Janeiro é de fato muito ruim para a ilha encantada. Ao invés de construir os dois blocos que ainda faltam para hospedar o efetivo original de 7 mil empregados, a empresa quer diminuir o efetivo em território santista em cerca de 980 trabalhadores. Bem aponta Pestana o que isso significa em perda de receitas municipais e pessoais, diretas e indiretas.

E por que esses olhos tão pequenos?

Quando dimensionada a Bacia de Santos, cujo óleo pressalino é próprio para o parque refinador do litoral paulista, nossa maior empresa projetava um centro gestor na cidade e uma base operacional off-shore na vizinha Guarujá. Empregos qualificados, comércio e serviços para a empresa e os novos profissionais, mais royalties do petróleo, enfim, avanços para Santos e suas vizinhas.

A nova visão federal, no entanto, parece caminhar no sentido oposto: exploração pelos estrangeiros e migalhas para a Baixada!

Precisa e tempestiva a denúncia de Ademir. Abre-se a oportunidade da luta pelo futuro de Santos, de São Paulo e do Brasil. São centenas de milhões de reais potenciais apenas para a metrópole litorânea!

Vamos reunir nossas forças pelo nosso amanhã?

*Ademir Pestana é vereador em Santos pelo PSDB, em quarta legislatura, e gestor da Beneficência Portuguesa na cidade.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: