Portuários: trabalhadores essenciais

Quando assistimos a “Cidadãos Globais”, vimos as imagens das arenas esportivas, fechadas, dos EUA com letreiros luminosos de agradecimento aos trabalhadores essenciais que ocupam a linha de frente no combate à pandemia global.

No Brasil, merecem o nosso apreço os agentes de saúde, segurança e logística de alimentos e remédios. Mas não só eles.

Os operários portuários também ocupam posto avançado na guerra contra o coronavírus. Na porto de Santos-Guarujá, o maior do país, os números do primeiro trimestre deste ano impressionam.

A Investe SP reproduziu matéria da Portos e Navios destacando o melhor março da história, com movimentação 12% maior que em 2019 de 12 milhões de toneladas de carga (32 milhões no primeiro trimestre do ano), além de participação crescente na balança comercial do país. O movimento, ainda que reduzido, persiste neste abril de isolamento social.

E como fica a segurança desses trabalhadores essenciais expostos, inclusive, ao contato com tripulações estrangeiras?

Miro Machado

É o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários da Baixada Santista, Miro Machado, quem explica:

“Buscamos a garantia de fornecimento de proteção aos trabalhadores: máscaras, álcool-gel, pia, higiene adequada para que não haja contaminação.

“As empresas que operam o porto e os trabalhadores também estão sendo continuamente orientados a evitar contato pessoal para que o trabalho essencial seja feito com a maior segurança possível.”

Aos heroicos cidadãos que se dispõem ao serviço de toda a sociedade, para que mais gente possa ficar em casa e juntos enfrentarmos a crise sanitária, as nossas homenagens.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Portuários: trabalhadores essenciais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: