Uma só Santos

Introdução ao projeto de cidade do Movimento 65

Desde que a Associação Comercial perguntou como será Santos daqui a vinte anos, um sonho de futuro começou a tomar corpo. Uma só Santos é um deles, a que nos referimos várias vezes. Vejamos do que se trata:

Santos é o berço da independência, da indústria e a extração petrolífera brasileiras. É também o principal porto do comércio internacional do país e ostenta, diante do maior jardim de orla do mundo, imensa riqueza mineral sob as águas. A Ilha Encantada – e também suas belas reservas naturais no continente – detém imenso potencial turístico e o desenvolvimento humano da cidade é muito alto, acima da média nacional e de países como a vizinha Argentina e Portugal.

Nada disso, porém, é motivo para “dormir em berço esplêndido”, quando o assunto é cuidar dos santistas. Há chão até chegar ao nível de vida na Finlândia e, para ficar em cidades litorâneas do Brasil, a renda média em Florianópolis é mais alta e se vive mais lá e em Camboriú.

Metade da população santista tem renda similar à dos municípios vizinhos, enquanto os demais habitantes da cidade ganham três vezes mais que a média metropolitana. O potencial econômico local e regional permite elevar os meios de vida de todos, por meio de salários, novos ou mais desenvolvidos empreendimentos privados e serviços públicos universais, que beneficiem mais quem mais precisa.

O papel da Administração municipal não se resume às suas obrigações precípuas, que merecem ser cumpridas e ampliadas com esmero: cabe a Santos ocupar papel protagonista no desenvolvimento metropolitano e de articulador junto ao Estado de São Paulo e à União para trazer o que de direito a todos os santistas.

As escolhas da cidade não se limitam à figura do Prefeito e aos representantes do Poder Legislativo municipal: deve ser permanente e com ampla participação dos munícipes, combinando seus interesses com as possibilidades da Municipalidade, ainda muito aquém do que lhe é possível oferecer.

Há quatro anos apresentamos um programa de governo para a cidade que contou com o voto de mais de vinte mil eleitores – a segunda opção entre os projetos em apreço. Todos os compromissos estão mantidos, fizeram parte da nossa prática de luta pelo progresso da cidade e do diálogo com as autoridades e a sociedade santista. Uma batalha sem tréguas até que nenhuma pessoa fique sem abrigo à noite e sem refeição durante o dia. Que a nenhuma criança falte escola, a nenhum doente falte cuidados, a nenhum indivíduo falte a vida em comunidade.

Uma só Santos é o compromisso de elevar continuamente o padrão de vida de todos os que aqui moram e trabalham, mais aceleradamente para quem mais precisa. Um compromisso possível, como base na nossa história, nas nossas riquezas naturais e, principalmente, na capacidade da nossa gente de fazer mais e melhor.

Leitura adicional sugerida: A riqueza mora em frente a praia; Caminhos da Independência; Thiago Andrade.

Para detalhes do projeto, veja:

  1. Santos bonita, bem cuidada e agradável de se viver
  2. Santos inclusiva, solidária, saudável e segura
  3. Santos do desenvolvimento econômico, do emprego e da geração de renda
  4. Santos da inovação, do desenvolvimento tecnológico e do conhecimento
  5. Santos comprometida com o desenvolvimento metropolitano
  6. Santos democrática, com gestão colaborativa, transparente e eficiente

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

3 comentários em “Uma só Santos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: