Como você imagina Santos daqui a 20 anos?

O Condesan, hoje hospedado da sede da ACS, promete ser um organismo com ampla participação da sociedade santista. O assessor Sílvio Barros apresentou as vantagens que sua cidade de origem teve ao priorizar o desenvolvimento econômico como base de recursos para atendimento social.

Segundo ele, os projetos precisam ser escolhidos por autoridades e sociedade organizada com vista ao longo prazo, para além do mandato eletivo de prefeitos e vereadores santistas.

Clique na imagem para ler

O potencial econômico de Santos e da metrópole é muito grande, como grandes são ainda as carências sociais na cidade. A atividade comercial e logística em torno do Porto muito podem agregar valor às mercadorias enviadas e recebidas e o muito petróleo está depositado em frente ao maior jardim de orla do mundo. O potencial turístico não se resume ao descanso e lazer, e muito pode crescer com negócios e esportes.

Clique na imagem para ler

Não é a toa que o governo do Estado antevê novos investimentos privados na região, muitos deles oriundos de capitais externos ao país.

O projeto é importante para a cidade. Mas desde o primeiro momento, o Condesan precisa considerar a redução das desigualdades sociais que nela se observam.

Não apenas como consequência natural do desenvolvimento econômico santista, mas como fomentador da capacidade criativa de todos e cada um dos santistas. Que, para tanto, precisam desde já de boa formação, saúde, habitação e plena integração social.

Assim, com desenvolvimento econômico sustentável e progressiva redução das desigualdades, quiçá não precisemos de vinte anos para termos uma só Santos para seus filhos ilustres, que hoje e sempre escrevem a sua história.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Como você imagina Santos daqui a 20 anos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: