Banco Central Utópico: Crítica ao Real

Já há uma década os servidores do Banco Central propunham à Nação a adoção de um Sistema Financeiro Cidadão, em que a busca do pleno emprego e crescimento econômico fizesse par com a manutenção da estabilidade dos preços e do próprio sistema financeiro.

O artigo internacional de André de Melo Modenesi, trazido por Fernando Nogueira da Costa, vai além: coloca o pleno emprego, dos trabalhadores e demais meios de produção, no topo da prioridade econômico-social.

Apenas ouso acrescentar que despesas como saúde das presentes gerações não só beneficiam as vindouras, como em boa medida possibilitam a sua própria existência.

Blog Cidadania & Cultura

Andre de Melo Modenesi é professor associado ao Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do CNPq. Publicou artigo muito didático (Le Monde Diplomatique, 20 de agosto de 2020) sobre a atuação ideal da Autoridade Monetária de acordo com a teoria pós-keynesiana, MMT (Teoria Moderna da Moeda) e a teoria estruturalista da inflação. Trata-se de um Banco Central antitético ao previsto pelo regime de metas de inflação. Seu principal objetivo é manter os níveis de emprego e de renda. Compartilho-o abaixo.

“O presente momento é marcado por uma crise global. A estagnação econômica, desde a crise de 2008, somada aos problemas sociais (pobreza, desigualdade de renda etc.) marca uma grave crise do capitalismo financeiro. As políticas neoliberais fracassaram patentemente e não foram capazes de ampliar o bem estar social.

O foco no combate à inflação tolhe a política monetária. O “austericismo” fiscal engessa…

Ver o post original 1.116 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Banco Central Utópico: Crítica ao Real

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: