Banco Central Utópico: Crítica ao Real

Já há uma década os servidores do Banco Central propunham à Nação a adoção de um Sistema Financeiro Cidadão, em que a busca do pleno emprego e crescimento econômico fizesse par com a manutenção da estabilidade dos preços e do próprio sistema financeiro.

O artigo internacional de André de Melo Modenesi, trazido por Fernando Nogueira da Costa, vai além: coloca o pleno emprego, dos trabalhadores e demais meios de produção, no topo da prioridade econômico-social.

Apenas ouso acrescentar que despesas como saúde das presentes gerações não só beneficiam as vindouras, como em boa medida possibilitam a sua própria existência.

Blog Cidadania & Cultura

Andre de Melo Modenesi é professor associado ao Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador do CNPq. Publicou artigo muito didático (Le Monde Diplomatique, 20 de agosto de 2020) sobre a atuação ideal da Autoridade Monetária de acordo com a teoria pós-keynesiana, MMT (Teoria Moderna da Moeda) e a teoria estruturalista da inflação. Trata-se de um Banco Central antitético ao previsto pelo regime de metas de inflação. Seu principal objetivo é manter os níveis de emprego e de renda. Compartilho-o abaixo.

“O presente momento é marcado por uma crise global. A estagnação econômica, desde a crise de 2008, somada aos problemas sociais (pobreza, desigualdade de renda etc.) marca uma grave crise do capitalismo financeiro. As políticas neoliberais fracassaram patentemente e não foram capazes de ampliar o bem estar social.

O foco no combate à inflação tolhe a política monetária. O “austericismo” fiscal engessa…

Ver o post original 1.116 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Banco Central Utópico: Crítica ao Real

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: