Santos democrática, com gestão colaborativa, transparente e eficiente

Reduzir desigualdades levando a cidade para todos os santistas

Extraído do Programa do Movimento 65

É próprio da democracia a aferição permanente da vontade dos munícipes quanto aos rumos do desenvolvimento da sua cidade. São eles próprios que, de acordo com sua capacidade contributiva, formam os fundos municipais e a eles cabe direcionar a Administração municipal para o atendimento dos seus interesses sociais.

Por evidente, o debate deve ser amplo, mas a decisão, em princípio delegada por voto ao Prefeito, deve levar em conta a opinião da maioria, considerado o interesse público e a Lei.

A participação popular precisa ser representativa e tratar não só dos projetos gerais do Orçamento, do Plano Plurianual e das metas do exercício como também das principais políticas públicas, por meio de Conselhos setoriais.

Pouca transparência

Além do controle interno e do Legislativo, os munícipes precisam ter fácil acesso, com o uso das modernas tecnologias de informação, às prestações de contas físicas e financeiras e sobre elas opinar.

Além de transparentes, as ações da Prefeitura precisam ser integradas, com participação de todos os seus componentes na consecução dos objetivos escolhidos. E, para isso, precisa contar quadro funcional bem formado, motivado e justamente retribuído na prestação dos serviços públicos.

Poder público transparente e sociedade juntos por Uma só Santos.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: