Santos comprometida com o desenvolvimento metropolitano

Reduzir desigualdades com soluções regionais

Muita gente mora em Santos e trabalha nos municípios vizinho e vice-e-versa; em termos de comércio e lazer, o movimento transmunicipal também é grande. Dessa forma, as pessoas têm necessidades a serem atendidas para além do município de residência

Do programa do Movimento 65

O advento do novo Estatuto da Metrópole faz dispor de novas ferramentas para as cidades tratarem seus problemas interdependentes, que se somam à intervenção estadual e da União. A Baixada Santista conta com sua agência metropolitana de desenvolvimento (Agem), com fundos essencialmente comprometidos, e um conselho metropolitano, com bons estudos, mas pouca atividade executiva.

O desenvolvimento industrial, petroleiro e turístico, por exemplo, têm o condão de gerar emprego e renda para os santistas e seus vizinhos, bem como receitas para a municipalidade. Mas também as áreas de serviços públicos de geração de energia, produção de conhecimento, habitação, saúde e destinação de resíduos, entre outras, multiplicam a oferta quando exploradas em conjunto e racionalmente. A melhoria de vida de cada santista está intimamente ligada a seus vizinhos insulares e da terra firme. Uma só Santos depende também do sucesso da articulação metropolitana no interesse de toda a Baixada.

#UmasóSantos, liderando a integração e o desenvolvimento metropolitanos!

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: