Enquanto os trabalhadores produzem toda a riqueza, os bancos lucram

Luiz Regadas recebeu 2.2.2026 no Café com Democracia da cearense TV Atitude Popular o professor Nelson Campos, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará, para conversar sobre política econômica e o impacto dos juros altos.

À pergunta primordial, de quem o Banco Central é independente, Campos explicou que, diferentemente dos três setores da economia – rural, indústria e serviços – que produzem para os consumidores, os banqueiros, detentores de uma mercadoria muito procurada, lucram. E procuram subjugar não só o Banco Central, mas os próprios Poderes de Estado, da mesma forma que o agronegócio e as plataformas de apostas, conhecidas como bets.

O BCB foi criado na ditadura militar e, desde então, tem servido aos lucrativos interesses dos banqueiros, detalhou o professor. Quem manifesta interesse em tornar a Autarquia dependente de si agora é o presidente estadunidense.

Sobre a Selic de 15% e a desaceleração da economia, o entrevistado lembrou que o Brasil tem um dos maiores juros reais do mundo que, combinados com os mercados cambial e de ações propiciam excelente acumulação financeira ao restrito grupo de investidores muito ricos. Embora a lei determine ao BC “fomentar o pleno emprego“, não parece preocupação atual o mercado de trabalho e a inclusão social para a autoridade monetária.

O Mestre assim concluiu, lembrando que este ano tem eleições:

A riqueza vem do trabalho, trabalhadores são a maior parte da população, mas não fruem do seu trabalho, bilionários não estão preocupados com a população, mas com a rentabilidade de seus investimentos.

Congressistas procuram criar leis que facilitem o domínio financeiro, caso do secretário de segurança de SP que voltou à Câmara para relatar PL de investigação pela PF.

O próprio canal historiou a conversa sob o título “O voto não tem preço, tem consequência“, frase dita pelo convidado.

Nelson Campos também lembrou Luis XIV: “é legal tudo o que eu quero, tudo o que eu quero é legal.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Enquanto os trabalhadores produzem toda a riqueza, os bancos lucram

Deixe um comentário