O Mercado X A Autoridade Monetária

O professor retrata o cenário dos países centrais, mas a acumulação da riqueza financeira se repete, em menor escala, entre os brasileiros, sem prejuízo de o movimento principal no país se dirigir à drenagem e apropriação externas.
Desde há algumas semanas, a autoridade monetária nacional ganhou nova obrigação de fazer – o pleno emprego e a suavização das flutuações econômicas. O Brasil dista de ambas as novas condições e muito trabalho há de ser feito para para minorar a subocupação não só das pessoas como dos meios de produção.

Blog Cidadania & Cultura

Howard Davies é presidente do NatWest Group. É porta-voz de O Mercado contra os Bancos Centrais. Sempre desejaram a autonomia frente a O Estado, mas dependência em relação a O Mercado.

Na lista da Forbes das Pessoas Mais Poderosas do Mundo em 2012, Ben Bernanke, na época presidente do Federal Reserve dos EUA, ocupou a sexta posição, enquanto Mario Draghi, na época presidente do Banco Central Europeu, ficou em oitavo lugar.

Ambos foram classificados acima do presidente chinês Xi Jinping. Enquanto a economia global lutava com as consequências da crise financeira global que começou em 2008, e sua prima europeia, a crise da zona do euro, os Bancos Centrais estavam no comando, com a flexibilização financeira, como se não houvesse amanhã. Eles eram, como costumava-se dizer, “o único jogo disponível”. Mesmo na época, alguns pensaram haver um traço de mania de grandeza em sua ascensão.

Desta vez é diferente. Embora…

Ver o post original 949 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: