A realidade brasileira

Seminário de Estudos avançados – Abertura

O centenário Partido Comunista do Brasil reserva seu mais elevado momento de formação política ao estudo dos temas da atualidade, de modo a orientar a ação transformadora da militância e completar a etapa nacional da revolução brasileira, no rumo do socialismo. O encontro de fevereiro de 2023 contou com cinco mesas de debate.

A abertura coube ao secretário de formação e propaganda do PCdoB, Adalberto Monteiro, jornalista e escritor, que relembrou a possibilidade da reconstrução nacional, a partir da vitória de Lula.

Com base no novo projeto nacional de desenvolvimento – programa do partido -, ainda no período eleitoral o PCdoB ofereceu à Nação o Plataforma Emergencial de Reconstrução Nacional, em boa medida incorporada no programa da Federação Brasil da Esperança e no programa da frente ampla, vencedora do pleito presidencial.

Em cenário favorecido pelo exercício do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e de posse da experiência de participação minoritária no primeiro governo Lula, em que o Estado não foi reformado e a luta de ideias foi subestimada, o partido trata do apoio político e social independente ao mandatário-chefe da República e o embate central pela apropriação e distribuição da riqueza nacional, hoje aprisionada em boa medida nas mãos dos rentistas.

Adalberto conclamou os comunistas a estudar e renovar o marxismo no período histórico que se abre no Brasil, sucessor àquele da reorganização partidária de 1962 e ao que se seguiu ao desaparecimento da URSS.

Os vídeos do seminário estão disponíveis, mediante inscrição, na Escola João Amazonas, do PCdoB.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.