Hora do Povo – Edição nº 3.944

Toda a verdade em 8 páginas

A República foi a ruptura com a estagnação secular, cuja manutenção era o objetivo – e, mais do que o objetivo, a função – do Império. Com a Proclamação, o nosso país livrara-se de um trambolho, o Estado monárquico, que travava e sufocava o seu desenvolvimento. A profundidade desse rompimento com o atraso ficou evidente na acirrada oposição que a República – em especial a política econômica do Governo Provisório e a política industrial do governo Floriano Peixoto – sofreria por parte dos setores reacionários do país, os mesmos que, durante o Império, haviam se beneficiado da estagnação agrária e da submissão financeira externa. Conheça a história toda.

Enquanto os economistas José Luis Oreiro e Paulo Kliass contestam o poder das finanças sobre os destinos da Pátria, “mercado” cria falsa crise para continuar sugando a Petrobras. Veja como agiram.

A ação sindical é atacada por bolsonaristas, mas os servidores da educação paulistanos vão à luta. Acompanhe a greve.

De um lado, a defesa da indústria naval. Do outro, a privataria do governo paulista cobra seu preço. Veja quais estações deixarão de funcionar.

Nos EUA, Biden jura que o país “está de fazer inveja”. Após rabino israelense propor a matança de jovens e mulheres em Gaza, Lula critica Nethaniau pela vingança contra os palestinos. E a África do Sul pede providências internacionais contra o alastramento da fome em Gaza. Acompanhe a cobertura internacional.

Comunistas russos homenageia Stálin, que levou a Humanidade à vitória contra o nazismo. Saiba mais sobre a construção e conquistas do socialismo na União Soviética.

Acompanhe a Hora do Povo no canal do Whatsapp.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

4 comentários em “Hora do Povo – Edição nº 3.944

Deixe um comentário