O dinheiro, sua história e a acumulação financeira

Apresentação do livro O dinheiro, sua história e a acumulação financeira, de Iso Sendacz.

A obra acompanha o curso homônimo, ministrado em 2020 na Escola Nacional de Formação da CTB.

Este livro tem origem no honroso convite de Ronaldo Leite, então Diretor de Formação e hoje Secretário-geral da Central do Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, para ministrar aos dirigentes dos sindicatos nucleados pela CTB o curso homônimo[1], em Setembro de 2020, na Escola Nacional de Formação da Central.

Já em Maio de 2022 estivemos por gentil convite do Professor Dr. Ricardo Plaza, do Instituto Federal de São Paulo, em conferência aos estudantes do campus Caraguatatuba e demais interessados conectados ao seu canal Debate Consciência[2] sobre o papel do dinheiro no desenvolvimento capitalista e a posição do Brasil nesse sistema de produção. Sob o título “Dinheiro: simples equivalente universal ou ele próprio uma mercadoria?”[3], a aula magna condensou os elementos apresentados no curso anterior e acrescentou outros novos, inclusive relativos à autonomia do Banco Central, consignada em lei no início de 2021.

Este breve volume se propõe a complementar as exposições orais em classe e seus diapositivos, apresentando, de início, como a Humanidade se desenvolveu ao ponto de produzir excedentes ao consumo dos integrantes de cada bando – mercadorias – e alcançou o processo de trocas mercantis; à sequência, é apresentado o dinheiro, como produto do raciocínio abstrato próprio e particular da espécie; o bloco seguinte é dedicado às relações capitalistas de produção, desde os elementos que lhe foram precursores até o seu estabelecimento como sistema hegemônico no planeta; posto que o dinheiro é o equivalente universal das mercadorias, seu movimento e o de seus equivalentes ao redor do globo é retratado sob a rubrica “imperialismo”; e ele próprio se vê contemporaneamente como mercadoria, geradora de mais dinheiro a partir de operações meramente financeiras, ou até menos que isso.

Após concluir com um cenário futuro livre do dinheiro, são oferecidos dois anexos: uma quantificação monetária do sistema financeiro nacional e o caderno de exercícios que acompanhou o primeiro curso.

A obra não teria sido possível sem a ilustre participação do amigo, economista e professor pós-doutor Nilson Araújo de Souza. Sua colaboração para com este autor transcendeu largamente o brilhante prefácio por ele elaborado, e mesmo a completa revisão conceitual do que escrevemos a seguir: ao longo de uma vida pudemos dele procurar absorver as lições escritas, em vídeo e, principalmente, ministradas de viva voz.

Registro também a paciência, o apoio ininterrupto e a sempre carinhosa atenção de minha esposa Edna Maria Rossetto Sendacz, imprescindíveis para chegar até aqui. Com ânimo para aprender e compartilhar muito mais. Boa leitura.

Iso Sendacz é engenheiro pela EESC-USP; Especialista aposentado do Banco Central do Brasil; conselheiro da Casa do Povo, Engenharia pela Democracia, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Profissões Universitárias Regulamentadas e Águaviva; e diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo.


[1] Os conteúdos podem ser conhecidos nas páginas https://isosendacz.org/2020/10/01/o-dinheiro-sua-historia-e-a-acumulacao-financeira-1/; https://isosendacz.org/2020/10/01/o-dinheiro-sua-historia-e-a-acumulacao-financeira-2/; e https://isosendacz.org/2020/10/01/o-dinheiro-sua-historia-e-a-acumulacao-financeira-3/.

[2] Debate Consciência é o canal Youtube de divulgação científica e cultural do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira; disponível em https://www.youtube.com/@debateconsciencia8921.

[3] O conteúdo pode ser conhecido em https://isosendacz.org/2022/05/18/dinheiro-simples-equivalente-universal-ou-ele-proprio-uma-mercadoria/.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

10 comentários em “O dinheiro, sua história e a acumulação financeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: