Foram 8 anos de aguerrida luta dos brasileiros para superar a resistência latifundiária à industrialização e o reconhecimento do trabalhador em solo pátrio. A máquina do tempo do archive.org nos levou a reunir a obra de Sergio Rubens de Araújo Torres sobre a epopeia, publicada originalmente na Hora do Povo. Quando as forças da reação querem fazer o Brasil voltar um século na história, ou mais, renova-se em atualidade a carta-testamento de Getúlio Vargas:
Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta.

“Que povo não se orgulharia de possuir na raça tais leões?”

“Nunca vi morte tão de perto como na madrugada de hoje“

“Nas lindes acidentes do Paraná alguns milhares de compatriotas vão selando com o seu sangue o protesto contra a tirania!”

“Nossa vitória consistia em não nos deixar abater“

“Desta viajada se volta com honra ou não se volta mais“
Muitos são os caminhos para retomar a construção de uma Pátria livre, mas certamente nenhum deles passa pelo empobreirismo entreguista encastelado no Planalto, que quer reduzir o Brasil à condição de colônia agrícola subdesenvolvida.
No 23º aniversário da Revolução, 3.10.1953, era fundada a Petrobras
7 comentários em “3 de Outubro, ontem, hoje e sempre!”