Eia, pois, brasileiros, avante!

A República Federativa do Brasil alcança seus 131 anos de construção e hoje esta “livre terra de livres irmãos” se encontra mais uma vez nas urnas, para escolher seus governantes e legisladores municipais pelo voto direto.

Quando Deodoro e seus companheiros, mais que desembainhavam a espada, tiravam o chapéu ao audaz pavilhão batizado com o “sangue vivo do herói Tiradentes“, uma jornada de respeito à rês pública, à coisa pública e ao direito dos cidadãos se inaugurava no Brasil.

É evidente que uns poucos de nós muito se ressentiram do canto rebel que anunciava as esperanças em um novo porvir. Houve quem empunhasse armas contra a industrialização do Brasil, houve quem resistisse à missão internacionalista da Força Expedicionária Brasileira, até quem “suicidasse” brasileiros de escol em porões que nem os vermes mais abjetos procurariam guarida.

Felizmente, a cada vez que o sol se põe um novo dia sucede. Da grandeza de Getúlio Vargas, Jango, Ulisses Guimarães e Claudio Campos se faz a República neste imenso país, destinado a ser uma grande Nação.

Não são as mentes obscuras e seus messiânicos devaneios fascistas que vão impedir o Brasil de avançar. É próprio desta gente bronzeada ser mensageira de paz. Mas, nos transes supremos dos modernos escravocratas financeiros e seus medievais sequazes encastelados no Planalto, o mundo há “de ver-nos lutar e vencer”!

O Hino à Proclamação da República assim conclui:

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz

Óleo de Benedito Calixto, 1893

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: