Política monetária e desenvolvimento nacional

Estivemos com Carlos Albérico no excelente canal M65, conversando sobre política monetária e desenvolvimento nacional no Observatório da Democracia.

Pudemos recapitular a história do dinheiro e situar o Brasil como Nação capitalista dependente no cenário global

Procuramos também explicar o funcionamento da autoridade monetária brasileira e os riscos associados à sua conversão em empresa pública, para concluir explicando como poderia os recursos monetários nacionais serem aplicados em favor da reindustrialização e o desenvolvimento nacionais.

O curto tempo da exposição não permitiu desenvolver por completo a importância da nacionalidade do capital para o projeto de desenvolvimento porposto para o Brasil. Da mesma forma que é importante a autonomia tecnológica para ter sucesso na Nova Indústria Brasil, a liderança dos empreendimentos do Estado em infraestrutura e indústrias que o cidadão individual não consegue fazer sozinho, secundado pelo capital privado nacional, parece fundamental para que o Brasil complete a sua independência nacional.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Política monetária e desenvolvimento nacional

Deixe um comentário