Posto Ipiranga privatizou Posto Petrobras

Note-se que também nesse quesito o Brasil vai contra a tendência internacional: paga aos acionistas um dividendo muito maior, em termos absolutos e em relação à receita, que o cartel da “cinco irmãs” (aquelas que já foram sete).
Mais de 40% deles vão diretamente para o estrangeiro. A parte do governo, ao contrário do que se espera, costuma ser “aplicada” no pagamento de mais juros, para evitar bolhas de liquidez, como costuma dizer o presidente do BCB.
E o investimento da estatal é de apenas 11% da média da concorrência, sustentando uma drenagem de curto prazo, paga pelo consumidor brasileiro, em detrimento dos resultados recorrentes que poderiam ser obtidos no futuro.
A Petrobrás merece e precisa de uma gestão comprometida com o interesse nacional.

Blog Cidadania & Cultura

A visão em curto prazo dos defensores do neoliberalismo – desincrustação do mercado da sociedade – coloca a maximização de lucro como o objetivo imediato da direção atual da Petrobras. Com essa miopia dos acionistas, ela se tornou a empresa da América Latina com maior valor de mercado, avaliada em US$ 70,6 bilhões ou R$ 401 bilhões.

O número absoluto em si pode impressionar aos leigos caso não seja relativizado comparativamente. A AEPET – Associação de Engenheiros da Petrobras, especialmente através dos artigos do Felipe Coutinho, postados em seu site, permite informações balanceadas sobre os acontecimentos recentes na empresa sob equivocada estratégia.

Elas evidenciam estar havendo uma distribuição de dividendos desproporcional face à necessidade de decisões de investimentos com efeitos em longo prazo. Os resultados históricos demonstram não ser possível sustentar lucros no futuro sem investimentos.

Esta má governança atual da Petrobrás maximiza a distribuição de lucros aos acionistas em…

Ver o post original 761 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: