Covid-19, relaxamento semana 3: uma atualização

A marca de 700 mil doentes terem recuperado a saúde é motivo de alegria neste sábado. O sofrimento destes e outros quinhentos mil brasileiros ora em tratamento e a morte precoce de 56 mil dos nossos, que poderia ser minorada por uma ação oficial que não dependesse do “histórico de atleta” de cada um não nos faz sorrir.

A ligeira queda na progressão de novos casos exige avaliação cuidadosa quanto a sua tendência futura e traz a certeza de que a doença continua avançando entre nós.

Evolução da doença
Posição em 16 e 26.6.2020

Prova disso é a comparação do mapa paulista com dez dias de variação. O Estado de 44 milhões de habitantes superou, nesta semana, a contaminação observada na Itália, onde vivem mais de 60 milhões de pessoas. Se o ritmo foi mais lento por aqui, as medidas de contenção foram mais adequadas por lá.

Se na avaliação anterior o relaxamento “laranja” na Capital e Baixada Santista ainda não tinha a maturação pandêmica decorrida – duas semanas -, agora já falamos de praticamente três. O comportamento social nas duas cidades apresentou queda muito ligeira do isolamento social e os resultados seguiram a sua triste marcha:

Município de São Paulo

Fonte: Seada

Baixada Santista

Entre 16 e 19.6 flutuações devido a ajustes no sistema

Se as internações arrefeceram e a infecção diária apurada parou de aumentar, o mesmo não se pode dizer do número de óbitos, especialmente no litoral. Cada vida importa. Fique em casa.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: