Hora do Povo – edição nº 3.988

Toda a verdade em 8 páginas

O presidente Lula criticou o plano de Donald Trump de ocupar a Faixa de Gaza e expulsar a população palestina da região para construir uma “Riviera do Oriente Médio”. “Embora os Estados Unidos sejam um país grande e poderoso, eles não são donos do mundo”, afirmou. Lula destacou que não pode haver interferência nas decisões de outros países, destacando a importância do respeito à soberania nacional. “Ele não foi eleito para mandar no mundo. Ele foi eleito para governar os Estados Unidos”, frisou Lula. Veja a posição brasileira.

Política

Com nova vítima de Brumadinho identificada, pede-se celeridade à justiça sobre o caso das big techs. Bolsonaro, puxa-saco dos EUA, quer abolir a ficha limpa para permitir criminosos concorrerem às eleições, segundo denúncia de líderes. E a Avibrás deixa de ser brasileira, com venda a sauditas.

Economia

Com quase um trilhão de juros pagos em 2024, lucros do Itaú, Santander e Bradesco crescem no final do ano e batem recordes. No lado real da economia, produção indústrial, emprego e renda recuam em dezembro e sequer um reajuste na bolsa-família foi autorizado pela turma do déficit zero.

Geral

Enquanto falta água e preços sobem, São Paulo não pode usar bombas da Sabesp em razão da privativação. Atraso de salários e reajustes, achatamento de benefícios e jornada excessiva são criticadas por sindicalistas, que também debatem o financiamento da luta dos trabalhadores.

Internacional

“Um gangster na presidência dos EUA“; Trump ameaça Gaza, vizinhos e cidadãos nascidos no país. Ações das bigtechs despencam na bolsa, com a chegada da chinesa DeepSeek, do país em as estatais crescem em receita e produtividade. E Milei imita o estadunidense, enquanto generais israelense violam o cessar-fogo e usam gás letal. Alemanha se levanta contra o nazismo e vai ter segundo turno no Equador.

Destaque:

Se Ainda Estou Aqui é hoje o melhor filme iberoamericano, como eram os nossos ancestrais? A resposta está no especial da página 8.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

3 comentários em “Hora do Povo – edição nº 3.988

Deixe um comentário