Hora do Povo – edição nº 3.987

Toda a verdade em 8 páginas

“Insistir no aumento da Selic, considerando que já tem embutidos juros reais de cerca de 7%, faz com que o setor industrial adie investimentos essenciais, voltados à modernização ou expansão da sua matriz de produção, deixando de melhorar sua produtividade e desperdiçando oportunidades de contribuir com o crescimento do país”. Conheça a nota da CNI.

Juros sugaram R$ 950 bilhões dos cofres públicos em 2024. Veja como foi.

Política

Com Zambelli cassada, o Parlamento renova as presidências das duas casas. O governo toma medidas para coibir abusos das big techs e Judiciário defende democracia, estuda processar assassinos de Rubens Paiva e sancionar o negócio privado abusivo nos cemitérios. Governador paulista vai aos EUA receber prêmio por privatizar o saneamento no Estado de São Paulo.

Economia

Trabalhadores somam-se à indústria na crítica ao juros estratosféricos: Força Sindical entende que é um prêmio aos especuladores e CTB teme pelo colapso social; Adilson Araujo adiciona também a preocupação com o crédito consignado, em tempo que o ministro Haddad vangloria-se de fazer ajuste mais duro que Guedes e Meirelles. Bancos antecipam risco de recessão em 2025.

Geral

Inteligência Artificial nacional é fundamental à soberania nacional sobre os dados brasileiros. CUT também critica prejuízo ao emprego dos juros altos e professores têm salário reajustado pelo governo federal. Ataque de ódio a terreiro de umbanda termina com bíblia depositada no local e motorista do Porsche que matou motociclista segue preso.

Internacional

O novo presidente dos EUA aterroriza imigrantes e declara guerra fiscal a seus vizinhos e a China, que está ajudando Cuba a superar suas deficiências energéticas. Enquanto nos EUA um desastre aéreo mostra falta de controle no aeroporto de Washington, Israel derruba casas na Palestina e Moscou lembra o sacrifício maior da URSS para libertar a Europa na segunda guerra mundial.

Destaque:

O economista estadunidense Michael Roberts dá boas vindas ao DeepSeek chinês, que causa alvoroço nos mercados tecnológicos ocidentais.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

3 comentários em “Hora do Povo – edição nº 3.987

Deixe um comentário