Cada 1 ponto na Selic, 32 bi vão para rentistas

O ponto percentual que se promete repetir no próximo mês permitiria repor a inflação de 2021 aos salários dos servidores públicos da União ou incrementar a Saúde e a Educação na mesma proporção.
Só este ano o aumento foi de 2,5%. Se chegar aos 3,5% indicados pelo Presidente do BC, a transferência extra de recursos públicos aos rentistas perpassará os orçamentos combinados de Defesa e Segurança Pública.
Não parece política monetária capaz de aumentar o emprego e promover o desenvolvimento equilibrado do país, como manda a lei o BCB fazer.

José Luis Oreiro

Hora do PovoPublicado em 24 de março de 2022

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Foto: Marcello Casal Jr/Agencia-Brasil

Após elevar os juros a 11,75%, BC promete que arrocho monetário continua com mais um aumento “de mesma magnitude” em maio

Ao elevar a taxa básica de juros da economia (Selic) em 1 ponto percentual, passando de 10,75% para 11,75% ao ano, o Banco Central (BC) aumenta em R$ 32 bilhões ao ano o pagamento de juros e serviço da dívida pública. Esta medida, tomada esta semana, beneficia bancos e demais rentistas com o pagamento de mais juros. São recursos públicos desviados da saúde, educação, investimentos, ciência e tecnologia e segurança pública.

Para o economista e professor do Departamento de Economia da UnB, José Luis Oreiro, as alterações da taxa de juros não são neutras do ponto de vista da distribuição de renda. “Supondo que 50% da dívida…

Ver o post original 443 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Cada 1 ponto na Selic, 32 bi vão para rentistas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: