O ponto percentual que se promete repetir no próximo mês permitiria repor a inflação de 2021 aos salários dos servidores públicos da União ou incrementar a Saúde e a Educação na mesma proporção.
Só este ano o aumento foi de 2,5%. Se chegar aos 3,5% indicados pelo Presidente do BC, a transferência extra de recursos públicos aos rentistas perpassará os orçamentos combinados de Defesa e Segurança Pública.
Não parece política monetária capaz de aumentar o emprego e promover o desenvolvimento equilibrado do país, como manda a lei o BCB fazer.
Hora do PovoPublicado em 24 de março de 2022
Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Foto: Marcello Casal Jr/Agencia-Brasil
Após elevar os juros a 11,75%, BC promete que arrocho monetário continua com mais um aumento “de mesma magnitude” em maio
Ao elevar a taxa básica de juros da economia (Selic) em 1 ponto percentual, passando de 10,75% para 11,75% ao ano, o Banco Central (BC) aumenta em R$ 32 bilhões ao ano o pagamento de juros e serviço da dívida pública. Esta medida, tomada esta semana, beneficia bancos e demais rentistas com o pagamento de mais juros. São recursos públicos desviados da saúde, educação, investimentos, ciência e tecnologia e segurança pública.
Para o economista e professor do Departamento de Economia da UnB, José Luis Oreiro, as alterações da taxa de juros não são neutras do ponto de vista da distribuição de renda. “Supondo que 50% da dívida…
Ver o post original 443 mais palavras
2 comentários em “Cada 1 ponto na Selic, 32 bi vão para rentistas”