Nova Luz

Reproduzo crônica nossa de dez anos atrás, sobre o comércio especializado paulistano, do Bom Retiro ao Brás, que nos parece atual:

Sou filho do Bom Retiro, morava ali pertinho do Jardim e da Estação da Luz. Cresci na lojinha, comerciantes que eram meus pais na José Paulino. E por longo tempo andei pelas ruas dessa região que hoje se concebe como Nova Luz.

Merece ser revitalizada, porém sem perder o seu eterno charme do comércio especializado.

Se partirmos da Estação, veremos a José Paulino e suas confecções, a Helvetia e seus automóveis, a Duque das autopeças e a Guaianases dos motociclistas. Logo à frente a Santa Ifigênia, o coração elétrico e luminoso de São Paulo, a Florêncio e suas ferramentas, a 25 de Março com seus armarinhos e praticamente tudo. Cruzando o Tamanduatei chegamos à Gasômetro com madeiras e ferragens, logo depois à zona cerealista, vizinha do Mercado, logo à Leste todas as confecções do Brás, mais ao Norte o Pari e seus presentes, e voltamos à Luz pela São Caetano das Noivas.

Gente de todo o Brasil, até de fora acho, vem aqui comprar do bom e do barato. Cada vez mais importados, ou produtos feitos com material importado. Talvez só as madeiras e cebolas sejam genuinamente brasileiras. Obra da natureza e dos brasileiros.

Acho que somos um povo capaz de fazer tudo aquilo que vendemos e consumimos. Não se trata de pagar mais caro, de reduzir lucros ou salários. São políticas públicas que se fazem necessárias para incentivar o comércio da produção nacional, e isso, se o editor nos permitir, é tema que pretendemos voltar em breve.

Publicado originalmente no Santa Ifigênia News, edição de 17.5.2011.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: