Nova Luz

Reproduzo crônica nossa de dez anos atrás, sobre o comércio especializado paulistano, do Bom Retiro ao Brás, que nos parece atual:

Sou filho do Bom Retiro, morava ali pertinho do Jardim e da Estação da Luz. Cresci na lojinha, comerciantes que eram meus pais na José Paulino. E por longo tempo andei pelas ruas dessa região que hoje se concebe como Nova Luz.

Merece ser revitalizada, porém sem perder o seu eterno charme do comércio especializado.

Se partirmos da Estação, veremos a José Paulino e suas confecções, a Helvetia e seus automóveis, a Duque das autopeças e a Guaianases dos motociclistas. Logo à frente a Santa Ifigênia, o coração elétrico e luminoso de São Paulo, a Florêncio e suas ferramentas, a 25 de Março com seus armarinhos e praticamente tudo. Cruzando o Tamanduatei chegamos à Gasômetro com madeiras e ferragens, logo depois à zona cerealista, vizinha do Mercado, logo à Leste todas as confecções do Brás, mais ao Norte o Pari e seus presentes, e voltamos à Luz pela São Caetano das Noivas.

Gente de todo o Brasil, até de fora acho, vem aqui comprar do bom e do barato. Cada vez mais importados, ou produtos feitos com material importado. Talvez só as madeiras e cebolas sejam genuinamente brasileiras. Obra da natureza e dos brasileiros.

Acho que somos um povo capaz de fazer tudo aquilo que vendemos e consumimos. Não se trata de pagar mais caro, de reduzir lucros ou salários. São políticas públicas que se fazem necessárias para incentivar o comércio da produção nacional, e isso, se o editor nos permitir, é tema que pretendemos voltar em breve.

Publicado originalmente no Santa Ifigênia News, edição de 17.5.2011.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: