
Há seis décadas a cidade de São Paulo ganhava o Teatro de Arte Israelita Brasileiro, instalado no subsolo da Casa do Povo, construída pelos imigrantes do leste europeu no Bom Retiro para que nunca mais o fascismo repetisse seu torpe genocídio contra quem quer que seja, em nenhum lugar do mundo.
Relevante espaço da cena cultural e democrática da cidade, o TAIB, como é por todos conhecido, marcou a história brasileira e caminha para a sua reinauguração. Aqui quatro cenas marcantes.
Cena 1
O discurso inaugural, por José Aron Sendacz
“O Instituto Cultural Israelita Brasileiro sente-se orgulhoso em poder entregar nesta solenidade o Teatro de Arte Israelita Brasileiro, à cidade de São Paulo. (+629 palavras)
Cena 2
Uma história com muitos atos

O teatro ídiche em São Paulo: da itinerância ao TAIB, uma linha do tempo contada por Lilian Starobinas.
Montagem de Hershele Ostropolier, de Scholem Aleichem, com direção de Jacob Kurlander, 1960 (Acervo ICIB/Casa do Povo)
Cena 3
O palco do CPC e Teatro de Arena
Murro em ponta de faca, peça de Augusto Boal, com música de Chico Buarque; montagem de 1978

Cena 4
O palco do Democracia

Enquanto o fascismo fazia água no Brasil, os lutadores por uma Pátria livre lotavam o Taib
Da foto de Messias A. Silva/Estadão Conteúdo
3 comentários em “TAIB, 60 anos”