China realizou o maior feito da história humana, por Elias Jabbour

Comentei uma feita com um amigo que havia dado um passo maior do que as pernas e ele, como bom engenheiro, afirmou que se o passo foi dado é porque as pernas o possibilitavam. Assim é a humanidade e o crescimento de 9% ao ano da produção de considerável parcela sua. Um passo certamente ainda maior do que o de Neil Armstrong na Lua, até porque a China anda passeando em Marte com seus astronautas artificiais.

Blog do Renato

Não são poucos os analistas que ao discursarem sobre o crescimento econômico chinês nos últimos 40 anos o designam de “milagre chinês”. Este mesmo tipo de observação coube à época em que países como o Japão e o Brasil mantiveram, por largos períodos de tempo, altas performances econômicas. Todos já ouviram falar de “milagre japonês” ou do “milagre econômico brasileiro”. Enfim, até aqui nenhuma novidade explicativa, apenas ilustrações sobre as reações generalizadas a respeito de um fenômeno que não se encontra explicação teórica fácil. Na verdade, o termo “milagre” é uma forma de se referir a algo cujas teorias não nos entregam explicação em sua totalidade.

Mas seria mesmo o crescimento econômico chinês um “milagre” ou melhor, o resultado derivado dele, sim, poderia em uma primeira vista ser chamado de “milagre”? Sim, o crescimento econômico médio acima de 9% nas últimas quatro décadas é feito sem precedentes na história das…

Ver o post original 615 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “China realizou o maior feito da história humana, por Elias Jabbour

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: