Com informações da Hora do Povo

A famosa série Jornada nas Estrelas, de Gene Rodenberry, designava o espaço como a fronteira final a ser cruzada pela humanidade. Três notícias desta semana mostram os resultados chineses, líderes na comunicação quântica, para além da gravidade terrestre.
China divulga novas fotos de Marte tiradas por seu veículo Zhurong

A China divulgou na sexta-feira (11) o primeiro lote de imagens da aterrissagem da espaçonave Tianwen-1 em Marte. As imagens foram tiradas por seu rover [veículo robótico] Zhurong, incluindo uma vista panorâmica do local de pouso e do terreno de Marte.
China envia três astronautas para inaugurar sua estação espacial
Os taikonautas (como os chineses designam seus astronautas) Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo já estão a bordo da estação espacial chinesa Tiangong (“Palácio Celestial”). Tempo gasto pela Shengzhou-12 desde o lançamento (6 h 30) foi quase um quarto do que a SpaceX Crew Dragon levou para que astronautas norte-americanos atracassem na estação ISS.
Projeto da estação lunar da Rússia e China é apresentado na Conferência de São Petersburgo

O complexo de instalações experimentais será posicionado na superfície e na órbita lunar, com o objetivo de desenvolver trabalhos de investigação multidisciplinares. A estrutura incluirá o estudo de tecnologias que contribuam para uma presença humana de longo prazo no satélite natural da Terra.
Nas três matérias, mais informações e vídeos podem ser conferidos pelos leitores.
Quando se vê na foto em que a estação lunar foi desenhada a Terra redonda e azul, a longevidade humana torna-se esperança maior do que a mesquinhez que ainda habita certas cabeças que só pensam naquilo.
Com ciência e consciência vamos chegando lá.
6 comentários em “China avança na direção da “fronteira final””