China avança na direção da “fronteira final”

Com informações da Hora do Povo

Longa Marcha-2F Y12

A famosa série Jornada nas Estrelas, de Gene Rodenberry, designava o espaço como a fronteira final a ser cruzada pela humanidade. Três notícias desta semana mostram os resultados chineses, líderes na comunicação quântica, para além da gravidade terrestre.

China divulga novas fotos de Marte tiradas por seu veículo Zhurong

A China divulgou na sexta-feira (11) o primeiro lote de imagens da aterrissagem da espaçonave Tianwen-1 em Marte. As imagens foram tiradas por seu rover [veículo robótico] Zhurong, incluindo uma vista panorâmica do local de pouso e do terreno de Marte.

China envia três astronautas para inaugurar sua estação espacial

Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo

Os taikonautas (como os chineses designam seus astronautas) Nie Haisheng, Liu Boming e Tang Hongbo já estão a bordo da estação espacial chinesa Tiangong (“Palácio Celestial”). Tempo gasto pela Shengzhou-12 desde o lançamento (6 h 30) foi quase um quarto do que a SpaceX Crew Dragon levou para que astronautas norte-americanos atracassem na estação ISS.

Projeto da estação lunar da Rússia e China é apresentado na Conferência de São Petersburgo

O complexo de instalações experimentais será posicionado na superfície e na órbita lunar, com o objetivo de desenvolver trabalhos de investigação multidisciplinares. A estrutura incluirá o estudo de tecnologias que contribuam para uma presença humana de longo prazo no satélite natural da Terra.

Nas três matérias, mais informações e vídeos podem ser conferidos pelos leitores.

Quando se vê na foto em que a estação lunar foi desenhada a Terra redonda e azul, a longevidade humana torna-se esperança maior do que a mesquinhez que ainda habita certas cabeças que só pensam naquilo.

Com ciência e consciência vamos chegando lá.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

3 comentários em “China avança na direção da “fronteira final”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: