Breve cronologia da revolução chinesa

Inspirado no artigo de Nilson Araujo de Souza, “A questão nacional na revolução chinesa”, publicado na Hora do Povo em 5.10.2019.

1911

Em país economicamente submetido ao imperialismo inglês, o Partido Nacionalista, dirigido pelo médico Sun Yat-sen, derruba a monarquia chinesa e dá início a breve período republicano.

1921

Inspirado na Revolução Russa de quatro anos antes, é fundado o Partido Comunista da China (PCCh). Os comunistas chineses integram o Kuomintang, junto com os nacionalistas de Yat-sen, em frente anti-imperialista.

1927

Agora liderado por Chiang Kai-shek, em vista da morte de Sun Yat-sen dois anos antes, o Kuomintang rompe com os comunistas e ambas as forças passam a se enfrentar militarmente.

1937

Comunistas e nacionalistas empreendem uma trégua, para reunir forças no enfrentamento ao invasor japonês, que havia começado a ocupar a Manchúria em 1931.

1945

Com a expulsão dos japoneses e o fim da Segunda Guerra Mundial, reacende-se o conflito interno: de um lado, o Kuomintang cede aos acenos dos EUA, como substituto dos ingleses na ocupação imperialista; do outro, o PCCh mantém a luta para libertar de vez a China do jugo estrangeiro.

1949

O Exército revolucionário chinês, já sob a liderança de Mao Tsé-tung, liberta Pequim e é estabelecida a República Popular da China.

1952

Sob a liderança do PCCh, o governo chinês apresenta o 1º Plano Quinquenal de desenvolvimento das forças produtivas, ainda nos marcos do capitalismo.

1954

Promulgada a nova Constituição da República Popular da China, orientando o desenvolvimento das relações de produção e a industrialização no rumo do socialismo, mas mantendo a flexibilidade para o uso de instrumentos do desenvolvimento capitalista sob o controle do Estado nacional; nas palavras de Mao, “transição gradual, não de um só golpe”.

1955

Por indicação e sob a liderança da China, representada pelo chanceler Chu En-lai, é fundado o Movimento dos Países Não-alinhados, apontando, no cenário internacional, para relações fora dos polos encabeçados pelos EUA e a URSS.

1957

Em ação precipitada, a China empreende o Grande Salto a Frente, cujo insucesso é credita ao desenvolvimento insuficiente das forças produtivas no país.

1967

Em nova ação voluntarista, tem início a Grande Revolução Cultural Proletária que, embora tenha favorecido a industrialização chinesa, como no movimento da década anterior, não o fez a ritmo acelerado. Acentuam-se as contradições entre a China e a URSS, qualificada pelo PCCh como “social-imperialista”.

1973

O PCCh identifica a contradição centro-periferia como a principal entre as Nações.

1976

No ano em que Fidel Castro é escolhido como líder dos Não-alinhados, falece Mao Tsé-tung.

1978

Sob a liderança de Deng Xiaoping, a China dá início a uma nova política econômica, para recuperar a lacuna de desenvolvimento ocorrida no período anterior, alcançando crescimento de quase dez porcento anuais por três décadas, índice significativamente superior ao de outras potências lastreadas fundamentalmente em mecanismos mercantis.

Hoje

A China, que representava em 1820 30% da economia global, retrocedeu 5% em 1949, diante da rapinagem imperialista de que foi vítima; pelo critério de paridade de poder de compra, já tem hoje a maior economia entre os países do globo; e, em 40 anos, passou de um produto menor que o brasileiro a outro proporcionalmente superior quando considerada a população sete vezes superior à do Brasil.

Foi nesse contexto que Xi Jinping assumiu a presidência do país e retomou o “sonho chinês”, que tem como desafio central o “grande renascimento da nação”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Breve cronologia da revolução chinesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: