Quadrinhos – parte V

Mesmo na vizinha Argentina talvez poucos saibam quem foi Joaquin Salvador Lavado, 87 anos, que em 1950 chegou a Buenos Aires com pouco mais de um lápis na mão. Sua obra-prima, no entanto, cruzou fronteiras e oceanos e tornou-o um dos mais relevantes quadrinistas do planeta em todos os tempos.

Em 1963 Quino foi convidado por uma agência de publicidade a criar uma campanha oculta (hoje merchandising) de eletrodomésticos, pouco distribuídos nos lares argentinos. Assim surgiu a contestadora Mafalda, em uma casa que os aparatos tinham tudo para facilitar a vida da família.

Televisores e ferros de passar roupa à parte, o charme da jovem menina sempre foi a sua preocupação social e ecológica com toda a gente de todos os recantos do planeta.

Ícone dos valores democráticos, encontrava identidade entre os jovens inconformados dos anos 60 e 70, que clamavam com as vozes moucas pela liberdade ofuscada pelas ditaduras sulamericanas.

A Quino, os agradecimentos deste sopófobo pelo conjunto da obra que aprendi a apreciar desde minha primeira visita à Argentina, em 1974. Obra que a portuguesa Dom Quixote precisou de mais de 400 páginas para acomodar todas as tiras!

Continua…

To be continued… A continuación…

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

6 comentários em “Quadrinhos – parte V

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: