24 e 25 de Abril: Dias Históricos

Itália

Em 1945 e 1974, respectivamente, italianos e portugueses encerravam o triste período nazi-fascista a que foram submetidos até então.

Portugal

De armas e flores na mão, os combatentes escreveram a história da liberdade em um 25 de abril: o Dia da Libertação italiano e a Revolução dos Cravos em terra lusa. Data de glória e jubilo para toda a Humanidade.

A véspera, no entanto, nos fez lembrar de um triste episódio da cidade de Santos: chegava ao porto o

A véspera, no entanto, nos fez lembrar de um triste episódio da cidade de Santos: atracava em 1964 o enferrujado Raul Soares, que serviu de prisão aos legalistas santistas sequestrados pela ditadura que se instalava no Brasil.

A história está bem contada por Lídia Maria de Melo em seu blogue e anualmente é rememorada, para que não se repita, pelo Comitê Popular de Santos por Memória, Verdade e Justiça, este ano em sua página do Facebook.

As autoridades civis e militares e o povo de Santos clamavam pela legalidade quando do rompimento constitucional de 31.3.1964. Um certo Julio Bierrenbach, almirante de patente, trouxe dos estaleiros cariocas o navio construído em 1900 e, despido de qualquer processo legal, encarcerou dezenas de brasileiros que então já não reconheciam a sessão parlamentar, hoje anulada, que declarou vacante a Presidência da República.

Dispensável, por ora, historiar a aglomeração presidencial de 24.4 último, relativa ao aparelhamento familiciar da Polícia Federal, como antes no COAF já havia sido feito. A verdade, como o azeite, sempre vem à tona.

P.S.: outra agressão à cidade de Santos pelos seus ocupantes armados foi a cassação do título de cidadão santista do Presidente João Goulart, repristinada por iniciativa do vereador Benedito Furtado. A comenda foi finalmente entregue à família em Sessão Solene no ano passado.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “24 e 25 de Abril: Dias Históricos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: