24 e 25 de Abril: Dias Históricos

Itália

Em 1945 e 1974, respectivamente, italianos e portugueses encerravam o triste período nazi-fascista a que foram submetidos até então.

Portugal

De armas e flores na mão, os combatentes escreveram a história da liberdade em um 25 de abril: o Dia da Libertação italiano e a Revolução dos Cravos em terra lusa. Data de glória e jubilo para toda a Humanidade.

A véspera, no entanto, nos fez lembrar de um triste episódio da cidade de Santos: chegava ao porto o

A véspera, no entanto, nos fez lembrar de um triste episódio da cidade de Santos: atracava em 1964 o enferrujado Raul Soares, que serviu de prisão aos legalistas santistas sequestrados pela ditadura que se instalava no Brasil.

A história está bem contada por Lídia Maria de Melo em seu blogue e anualmente é rememorada, para que não se repita, pelo Comitê Popular de Santos por Memória, Verdade e Justiça, este ano em sua página do Facebook.

As autoridades civis e militares e o povo de Santos clamavam pela legalidade quando do rompimento constitucional de 31.3.1964. Um certo Julio Bierrenbach, almirante de patente, trouxe dos estaleiros cariocas o navio construído em 1900 e, despido de qualquer processo legal, encarcerou dezenas de brasileiros que então já não reconheciam a sessão parlamentar, hoje anulada, que declarou vacante a Presidência da República.

Dispensável, por ora, historiar a aglomeração presidencial de 24.4 último, relativa ao aparelhamento familiciar da Polícia Federal, como antes no COAF já havia sido feito. A verdade, como o azeite, sempre vem à tona.

P.S.: outra agressão à cidade de Santos pelos seus ocupantes armados foi a cassação do título de cidadão santista do Presidente João Goulart, repristinada por iniciativa do vereador Benedito Furtado. A comenda foi finalmente entregue à família em Sessão Solene no ano passado.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “24 e 25 de Abril: Dias Históricos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: