No Mundo do Trabalho: malefícios atual política monetária

Estivemos com Carlos Albérico, do Canal M65, e Moacir Duarte, presidente da CTB no Rio Grande do Norte, converando sobre os impactos dos juros na vida dos trabalhadores e trabalhadoras, no episódio do No Mundo do Trabalho de 12 de Julho de 2025. Em ocasiões anteriores, lá conversamos sobre desenvolvimento nacional, deficit zero e na Semana da Soberania Nacional.

Procuramos esclarecer sobre os efeitos da política monetária sobre o emprego e a renda de quem vive do trabalho e como se processa a transferência de renda da quase totalidade da população brasileira a um diminuto número de famílias, nem todas vivendo no país, a partir de mecanismos meramente financeiros.

A autonomia do Banco Central do Brasil também esteve em pauta, mostrando a insuficiência do cumprimento da missão de fomentar o pleno emprego, inclusive de forma comparativa a outros países onde a autoridade monetária é independente. A China, por exemplo, orienta o seu sistema financeiro ao desenvolvimento do país.

Lembramos a posição subalterna que o Brasil hoje ocupa no mundo capitalista e o quanto poderia ser destinado a investimentos produtivos com uma parte do segundo maior juro real do mundo.

E renovamos nosso compromisso de seguir trazendo por aqui elementos de consciência sobre as possibilidades de um Brasil desenvolvido econômica e socioambientalmente.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “No Mundo do Trabalho: malefícios atual política monetária

Deixe um comentário