Hora do Povo – O esquema Ponzi é uma operação fraudulenta sofisticada do tipo “pirâmide”, que envolve a promessa de pagamento de rendimentos anormalmente altos (“lucros”) aos aplicadores à custa do dinheiro pago por novos aplicadores. Se parar de entrar, desaba tudo. O nome técnico, “Ponzi”, se refere a um grande golpista, o italiano Charles Ponzi, que criou o esquema anos atrás nos Estados Unidos. É nesse tipo de “pirâmide” que se transformou o sistema da dívida pública no Brasil e em várias partes do mundo.
Aepet – O principal impulsionador desse crescimento é o aumento da produção dos três principais campos de petróleo do país – Tupi, Búzios e Mero. Espera-se que esses três combinados cresçam em quase 240.000 bpd no terceiro trimestre. Os campos Marlim e Marlim Leste também aumentaram significativamente em maio, em torno de 25.000 bpd e 48.000 bpd, respectivamente. O aumento da produção ocorre à medida que os ativos aumentam após as interrupções mencionadas anteriormente.
Revista Fórum – No dia da Independência, Jango assumia a presidência da República para propor ao país as reformas de base. Reforma agrária verdadeira, não um arremedo de distribuição fundiária de terras públicas; reforma universitária com os maiores educadores brasileiros, Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, para dar à Universidade Pública uma dialética mais responsável dos formandos sobre os princípios básicos da Nação, soberania, independência econômica e justiça social.
O Cafezinho – A nova previsão de lançamento antecipa que as amostras de Marte cheguem à Terra por volta de julho de 2031. Segundo Namrata Goswami, pesquisadora de política espacial da Universidade Estadual do Arizona, essa mudança no cronograma demonstra a crescente confiança da China em sua tecnologia espacial. Se a China for a primeira a concluir uma missão bem-sucedida de retorno de amostras de Marte, o país poderá assumir a liderança global na exploração espacial.




Um comentário em “Manchetes do dia – 9.9.2024”