Manchetes do dia – 26.5.2023

Urgência de investimentos públicos e redução de juros dominam o 1° dia de debates sobre o Brasil

Sob o tema “O desmonte de Bolsonaro e os primeiros dias do governo Lula”, o secretário de Politica Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, deu início ao debate afirmando que o desafio do governo é a estabilidade macroeconômica. “Reduzir a taxa de juros, harmonizar a política fiscal e a política monetária”, declarou. “A destruição do Estado não é apenas na economia”, ressaltou a professora da PUC Rosa Maria Marques, lembrando que “houve congelamento de salários, programas foram extintos, departamentos foram eliminados, houve uma descontinuidade dos bancos de dados de informações. Isto na verdade, é a era das trevas”.

Dia da Indústria é marcado por críticas aos juros elevados e defesa de investimentos públicos

Em comemoração ao Dia da Indústria, a Fiesp realizou um evento com a presença do presidente do BNDES, Aloysio Mercadante, quando foram debatidos os rumos para a reindustrialização do país, o papel do banco de fomento e as elevadas taxas de juros que inibem os investimentos produtivos. Josué Gomes da Silva destacou que o Brasil e o mundo tem passado por momentos em que a democracia tem sido questionada e pelo crescimento de governo autocráticos. Segundo ele, esse crescimento “se dá pelo desalento das populações que é grande no mundo ocidental, especialmente por essas 2,3,4 décadas de neoliberalismo”, que levaram à desindustrialização do país.

Governo anuncia medida para reduzir preço de carro e estimular indústria

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o “03” de Jair Bolsonaro (PL), também conhecido por “bananinha”, foi vaiado durante um discurso em evento na Arena Corinthians, em São Paulo. Ninguém queria ouvi-lo. O evento era para a entrega de 11 mil títulos de regularização fundiária para moradores de 25 conjuntos habitacionais de São Paulo com a presença do prefeito da capital, Ricardo Nunes, e do governador Tarcísio de Freitas.

Entenda por que 25 de maio é o Dia da Indústria e quem foi Roberto Simonsen

O dia 25 de maio é celebrado como o Dia da Indústria em alguns países, como o Brasil, em homenagem a Roberto Simonsen. Ele foi um importante empresário, industrial e político brasileiro que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da indústria no país. Simonsen foi um defensor ferrenho do desenvolvimento industrial brasileiro e desempenhou um papel crucial na criação e implementação de políticas industriais no país. Ele acreditava que a industrialização era essencial para o crescimento econômico e a independência do Brasil.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 26.5.2023

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: