Manchetes do dia – 24.5.2023

Economistas, trabalhadores e estudantes debatem em seminário rumos e desafios do governo Lula

Começa hoje o Seminário “100+50: Desafios do Governo Lula” que ocorre nos dias 24, 25 e 26 de maioOs debatedores serão Gonzaga Belluzzo, Guilherme Mello, Aloizio Mercadante, Nilson Araújo, Adilson Araújo (CTB); Rosa Marques; Moacyr Roberto (NCST), Maria Lucia Fatorelli, Nelson Marconi, Alexandre Navarro, Lucca Gidra (UMES) e Allen Habert (SEESP).

Cid confirma à PF que partiram do “mito” as tentativas ilegais de retirada das joias

No total, foram oito tentativas, inclusive nos últimos dias de governo. Pressões foram feitas sobre os fiscais da Receita Federal para sacar as joias a mando de Mauro Cid e Bolsonaro. As joias, avaliadas em R$ 16,5 milhões, foram retidas pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos quando um auxiliar do então presidente tentou introduzi-las clandestinamente no país. O então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, voltava de uma viagem da Arábia Saudita quando um de seus auxiliares tentou despistar os fiscais da Receita escondendo as joias no fundo de sua mochila.

Adeus ao dólar: depois dos Brics, Oriente Médio avança na desdolarização

O dólar continua a sangrar – e desta vez não é por causa dos Brics (o bloco de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Ao que tudo indica, vivemos o declínio do império da moeda que, desde 1944, é base do sistema de padrão-ouro imposto pela Conferência de Bretton Woods. “Há uma impressão de que os Estados Unidos estão tentando reescrever as regras do mercado mundial de petróleo para afetar os interesses russos – e isso representa uma ameaça estratégica para a Arábia Saudita”, diz o pesquisador Hasan Alhasan, do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, em Londres.

“Expansão da Otan a leste é a causa do conflito na Ucrânia”, diz o economista Jeffrey Sachs

Os EUA mentiram para Gorbachev sobre não expandirem um centímetro para leste e, quanto aos acordos de Minsk, a mentira foi para ganhar tempo para armar Kiev. Não há – acrescentou Sachs – estabilidade internacional que possa se sustentar em cima de mentiras. Foi essa catastrófica presunção das potências ocidentais que provocou o conflito e dificulta uma solução pacífica para a crise.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 24.5.2023

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: