Até Trabuco do Bradesco percebe que os juros lunáticos do BC vão levar o país à bancarrota

“Juros altos são perversos, pois aumentam o custo de capital para a economia investir e efetivar decisões de consumo”, disse ele, lembrando que o juro real do país “é o maior do mundo”. A explicação para esse aparente contrassenso – um banqueiro reclamar de juros altos – vem do dito popular que diz que, com essa loucura de juros, “estão querendo matar a galinha dos ovos de ouro”. Ou seja, até o banqueiro do Bradesco percebe que a quebradeira das empresas pode acabar levando tudo junto, inclusive o seu próprio banco.
“Juro do BC acentua a miséria do povo e impede o desenvolvimento econômico”, afirma diretor da Nova Central

Segundo Reginaldo, da Nova Central, “autonomia” do BC é para atender a ganância voraz de rentistas do mundo inteiro. Não importa se, para isso, terá que sucatear setores da saúde, do saneamento e da educação. Para o líder sindical, “a taxa de juro de 13,75% acentua a desigualdade e a miséria do povo”. Considera que “a autonomia do Banco Central foi instituída para beneficiar os rentistas”.
Considerações sobre o PL 2.630: o projeto de lei que desafiou o algoritmo

Na grande empreitada de absorver a disputa comunicacional, de razões e sem-razões, silenciando uns e promovendo outros, a tarefa hoje bem executada pelas plataformas digitais, incorporadas à lógica do grande capital, consiste em marcar as pautas aspiracionais e operacionais oferecendo um cenário de ferramentas, ampla e confortavelmente dominado pelos poderes tradicionais ou alguns recém-aparecidos, em cuja base está o motor do algoritmo.
Uma pororoca de visões

Finalmente, o grande tema de fundo: o Brasil vai precisar desse petróleo? E a transição energética? Poderemos estar contribuindo para que o céu caia sobre nós (parafraseando Kopenawa). Aqui fica patente nossa fragilidade. Discussão da bioeconomia, energia limpa, reindustrialização zero C para orientar políticas de estado (mais que de governo) talvez estejam acontecendo. Mas, se estão, o engajamento da sociedade nelas é mínimo.
Um comentário em “Manchetes do dia – 23.5.2023”