Bolsonaro sabia da falsificação e ela foi feita dentro do Planalto, diz a PF

O relatório cita que eles cometeram o crime de “inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano”, presente no Código Penal. A pena vai de dois a 12 anos de prisão mais multa.
BC mantém juro a 13,75% e agrava desaceleração da economia

“Em relação ao cenário doméstico, o conjunto dos indicadores mais recentes de atividade econômica segue corroborando o cenário de desaceleração esperado pelo Copom, ainda que exibindo maior resiliência no mercado de trabalho”, afirmou o Copom, no comunicado divulgado pelo BC. Sendo direto, o desemprego hoje afeta mais 9,4 milhões de pessoas no Brasil. O contingente de pessoas consideradas subutilizadas na força de trabalho representa quase um quarto da população economicamente ativa do país. A indústria, o comércio e o setor de serviços estão em plena queda de desempenho das suas atividades frente ao baixo nível do consumo de bens e serviços no país. No entanto, o Copom, liderado por Roberto Campos Neto, quer derrubar ainda mais a já fraca demanda – o que levará o país à recessão, acelerando o desemprego, para garantir “não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, diz o comunicado.
Há 90 anos, brasileiras foram às urnas pela primeira vez

3 de maio marca um dia histórico para as mulheres brasileiras. Em 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, elas foram às urnas pela primeira vez, onde, além de votar, também tiveram o direito de serem votadas. Isso só foi possível graças a luta de diversas pioneiras, que dedicaram suas vidas a essa causa. Uma dessas mulheres foi Bertha Lutz, que liderou uma luta pelo direito ao voto feminino no Brasil. Outra importante líder foi a médica Carlota Pereira de Queirós, a primeira mulher eleita para a Câmara dos Deputados no Brasil em 1934.
Conheça o soldado do Exército brasileiro de 113 anos que lutou na guerra do Paraguai

O exército é feito por homens comuns, mas algumas histórias acabam se sobressaindo e chamando a atenção de muitas pessoas. Uma delas é a de Anísio Manoel de Souza, que pode ser considerado o soldado mais velho da nossa força de defesa. E o que faz dele tão especial e por que ficou ativo por tanto tempo?
Um comentário em “Manchetes do dia – 4.5.2023”