Manchetes do dia – 3.5.2023

Orlando pede mais tempo para acolher sugestões e Lira adia votação do PL contra fake news

O Projeto de Lei de Combate às Fake News determina que  as redes sociais devem atuar “para prevenir e mitigar práticas ilícitas no âmbito de seus serviços”, combatendo a disseminação de conteúdos ilegais que contenham ataques à democracia, incitação a crimes contra crianças e adolescentes, violência contra a mulher e outros temas. As plataformas também deverão cumprir com regras de transparência, que vão desde linhas gerais sobre o algoritmo até o motivo de certos conteúdos serem sugeridos para os usuários.

Salário caiu 7%, mas ganho de diretores subiu 24% em 2022

Se há uma coisa que prospera no capitalismo é a desigualdade. A grande maioria da população mundial — a classe trabalhadora, que luta para para sobreviver em meio a crises, ao desemprego e à precarização — teve um corte médio de 3,19% em seus salários no ano de 2022 em relação a 2021. Do outro lado da gangorra, acionistas, presidentes e diretores de empresas dentre os mais bem pagos de quatro países viram seus ganhos, que já eram altos, crescerem 9%. No Brasil, a proporção é ainda pior: em 2022, o tombo nos salários dos trabalhadores foi de 6,9%, enquanto os CEOs receberam 23,8% a mais em lucros e dividendos. Os dados foram revelados em levantamento feito pela Oxfam,

Open Society Foundations, de George Soros, sabota Petrobrás na Margem Equatorial

Os técnicos do Ibama recomendaram precipitadamente bloquear expansão da fronteira petrolífera do país para o “novo pré-sal” e a Open Society Foundations, uma arapuca de propriedade do bilionário e especulador húngaro-americano George Soros, com o objetivo de impor a obediência aos ditames de Washington e financiar as “revoluções coloridas” nos países rebeldes pelo mundo afora, está em campanha contra os planos da Petrobrás de exploração das reservas de petróleo na Margem Equatorial, na região norte do Brasil.

UMES apresenta a Mostra Cinema do Trabalhador: “Tá faltando um zero no meu ordenado”

A mostra é realizada pelo Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES) e contará também com a exibição de quatro curtas-metragens, junto aos longas, todas as sextas-feiras do mês de maio, sempre às 19 horas na sede do Cine-Teatro, na Rua Rui Barbosa, 323, no Bixiga. A abertura da Mostra, no dia 5 de maio, contará com a exibição da animação argentina “O Emprego”, de Santiago Grasso, e do clássico brasileiro “Cabra marcado para morrer”, de Eduardo Coutinho.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 3.5.2023

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: