Manchetes do dia – 21.3.2023

Nobel de Economia: taxa de juros praticada no Brasil “é pena de morte”

“Essas altas taxas de juros fazem com que esse investimento seja muito difícil.  Então, o efeito negativo desta alta taxa é óbvio. E a única pergunta é: há justificativa?, questiona o economista Joseph Stiglitz. “É o tipo de taxa de juros que vai matar qualquer economia. Os juros altos não vão resolver o problema da inflação e vão levar a mais inflação”.

“Saúde não pode ser refém de equilíbrio fiscal”, diz Lula, ao lançar o novo Mais Médicos

“Toda a vez que a gente vai discutir algum avanço social, aparece alguém da área econômica para dizer que isso é um gasto”, afirmou o presidente. “Esse ‘equilíbrio’ fiscal não leva em conta o bem mais precioso que existe que é a vida humana”, destacou Lula. Serão 15 mil médicos imediatamente e 28 mil até o final do ano.

“Juros praticados no Brasil são pornográficos”, denuncia presidente da Fiesp

Josué Gomes da Silva desmonta “tese” do abismo fiscal: abatendo reservas e caixa do Tesouro, dívida pública é bem menor do que muitos países: “É inconcebível a atual taxa de juros no Brasil, muitos querem associá-la a um problema fiscal. Eu não posso acreditar que um país com a riqueza do Brasil, que tem uma dívida bruta de 72, 73% do PIB, que tem reservas cambiais da ordem de 18%, 19%. Reservas essas que foram muito criticadas pelo mercado quando o presidente Lula no seu primeiro e segundo mandato acumulou essas reservas e chegamos aos US$ 370 bilhões, sem as quais hoje nós estaríamos naquela política de ‘stop and go’,  que tínhamos com restrições externas”, ressaltou.

01 diz que joia podia ser copo d’água. Deve ser por isso que bozo foi com ‘tanta sede ao pote’

“Podia ser um copo de água, ninguém sabia”, afirmou o senador da rachadinha, tentando livrar a cara do pai. Só não explicou por que Bolsonaro fez oito tentativas desesperadas de retirar a caixa de joias… que, em sua versão, seria só água.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 21.3.2023

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: