“Juros exorbitantes estão esfacelando a nação”, afirmam centrais em manifestação no BC

Em São Paulo, o ato ocorreu em frente à sede do BC, na Avenida Paulista, onde centenas de manifestantes pediram a saída do presidente do Banco, Roberto Campos Neto. “Essa, provavelmente, é uma das principais lutas a serem travadas nesse início de governo. Nós ajudamos a eleger um projeto democrático popular. Não é possível conceber que, diante da dificuldade da nossa gente, o Brasil siga correspondendo a uma das maiores taxas de juros do planeta”, disse o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo.
É inaceitável que o Brasil não possa se reindustrializar, diz Mercadante

O BNDES vai debater, investir e impulsionar o crescimento do país, afirma o presidente do banco de fomento. “Nós tivemos um crescimento em 2022 de 2,9% do PIB. No último trimestre do ano foi menos 0,2%. A perspectiva de crescimento para este ano é muito baixa, abaixo de 1%. Nós não podemos aceitar que continue assim”.Para isso, as taxas de juros precisam cair.
Lula afirma que mudança no Ensino Médio será construída com professores e estudantes

O presidente afirmou que o governo apresentará uma nova proposta de currículo para o Ensino Médio após debater com a sociedade. O anúncio ocorre após protestos estudantis pela revogação imediata da reforma do ensino realizada durante o governo Temer e que precarizou o acesso à educação pública de qualidade.
Por que a crise bancária nos EUA ainda não acabou, por Michael Hudson

As quebras de Silvergate, Silicon Valley Bank, Signature Bank e suas insolvências bancárias relacionadas são muito mais sérias do que a quebra de 2008-09.O problema naquela época eram os bancos desonestos que faziam empréstimos hipotecários ruins. Os investimentos do Silicon Valley Bank (SVB) não apresentavam esse risco de inadimplência. O Tesouro sempre pode pagar, simplesmente imprimindo dinheiro, e as principais hipotecas de longo prazo cujos pacotes SVP comprou também eram solventes.
Um comentário em “Manchetes do dia – 22.3.2023”