Parque estadual marinho da laje de Santos

Crédito: Rafa Tecchio

A aniversariante de hoje, a cidade caiçara que escolhi como morada na aposentadoria, não resume suas belezas aos atrativos insulares e continentais. É sede do primeiro e único parque marinho entre as Unidades de Conservação do Estado de São Paulo.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente informa mais:

Parque Estadual Marinho da Laje de Santos. Criado em 1993, tem cerca de 5 mil hectares na cidade de Santos, com importância para a conservação da diversidade biológica na costa estadual. A ausência de outras formações rochosas ou ilhas na região permite uma grande concentração de peixes de passagem e recifais na área, que inclui também os Parcéis. O Parque ainda ponto de mergulho e fotografia submarina e local de desenvolvimento de atividades de educação ambiental e científica.

Quem promove “a preservação dos ecossistemas marinhos, em especial o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, seu entorno e as espécies ali incidentes” é o Instituto Laje Viva, organização não governamental dedicada também à pesquisa e divulgação de informações ao público.

A visitação demanda o serviço de operadoras náuticas especializadas, que partem de São Vicente, algumas delas indicadas no próprio portal do Instituto.

A Laje Viva apresenta ainda documentários do parque marítimo.

Parabéns, Santos, 477

Veja mais da Ilha Encantada

Relembre os aniversários 476, 475 e 474, além do icônico filho ilustre Jacinto, o “Sansão do Porto de Santos“.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário