
Há uma ligação pré-natal: meus avós e pais aqui aportaram vindo da Europa e, estabelecidos na capital, tinham Santos por sua praia, hospedados pelos Brickmann no José Menino. Nos anos 1950, consorciaram-se com outros imigrados do Bom Retiro para construir o Edifício Porto, na Alexandre Martins.
Eu mesmo frequento a praia de Santos desde que sai do berço, primeiro em frente ao Posto 6, surfando com o Dado, e depois no Canal 5, onde o Vicente tinha a sua barraca de madeira e os cocos gelados. No ginásio, tínhamos uma colega caiçara, a quem, indiretamente, devo o meu apreço à língua portuguesa falada no Brasil: o professor explicava os pronomes e a correção do uso do “tu” na segunda pessoa, “mas não como se diz em Santos”, fixava ele.
Se, de um lado, os estudos e o trabalho hegemonicamente foram feitos em São Paulo, com a honrosa exceção universitária em São Carlos, na engenharia da USP, nossa praia sempre foi a da foto acima. Entre muitas histórias, estive com Beno na inauguração do primeiro cinema com ar condicionado, na Vicente de Carvalho quase com a Conselheiro Nébias; assistimos três sessões seguidas de “O Asno de Ouro”, não pela qualidade da obra, mas pelo calor que fazia naquela tarde.
Cumprida a jornada laboral de dever – ela continua com a direção partidária, sindical e cultural, além deste blogue – fincamos pé a sudeste da Ilha Encantada. De minha parte, transferi o título de eleitor para Santos em 2019, afinal moramos onde votamos para prefeito.
Este ano comemoramos o aniversário nº 475 cada um no seu canto, para que ano que vem, todo mundo vacinado, possamos voltar em massa à praia como foi com Zeca Pagodinho e Melim em 2020. E sentar na areia ao cair da tarde para finalmente ler “A ‘Moscouzinha’ Brasileira”.
E por que Santos, dentre tantos destinos desta terra brasilis? A essa altura, leitor, já acho que tu sabe.
Nossas homenagens aos ilustres filhos na história pelo aniversário da Ilha Encantada.
Conheça nossos escritos regionais em Brasil por Iso Sendacz.
3 comentários em “Santos: minha escolha de vida na aposentadoria”