Santos 474

Foi em janeiro de 1546 que Brás Cubas elevou o povoado de Enguagaçu, a nordeste da Ilha de São Vicente, à condição de Vila do Porto de Santos. Na área foi construída a primeira Santa Casa de Misericórdia das Américas, “de Todos os Santos”, como era conhecida.

A ilha encantada com tantos filhos na história tornou-se ponto de chegada de gente e mercadorias da Europa e de partida de bandeiras e exportações, que ajudaram a formar a Nação brasileira serra acima.

Fundação de Santos,
por Benedito Calixto
Porto de Santos
Rio Quilombo
Praia de Santos

Bem resume a história o portal Santos Cidade: “Graças a seus filhos ilustres e ao espírito comunitário, Santos sempre se destacou na história nacional, ora envolvida na libertação dos escravos, ora lutando pela independência do País”.

A partir do Outeiro, Santos cresceu em três direções: a sudeste, para a orla, e a noroeste, ao largo do porto, ocupando a ilha em direção a São Vicente; e no litoral continental, entre Cubatão e Bertioga, chegando ao planalto pela Serra do Quilombo.

O caminho do pentacentenário fez bem à cidade e à sua gente, que soube combinar o trabalho na cidade vermelha com o interesse nacional e a agradável brisa do mar.

Felizmente, muito há que se fazer. Mas não hoje, que é dia de festa. E quem canta para nós é o Zeca Pagodinho!

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, do Instituto Cultural Israelita Brasileiro e membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. De São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: