Santos 474

Foi em janeiro de 1546 que Brás Cubas elevou o povoado de Enguagaçu, a nordeste da Ilha de São Vicente, à condição de Vila do Porto de Santos. Na área foi construída a primeira Santa Casa de Misericórdia das Américas, “de Todos os Santos”, como era conhecida.

A ilha encantada com tantos filhos na história tornou-se ponto de chegada de gente e mercadorias da Europa e de partida de bandeiras e exportações, que ajudaram a formar a Nação brasileira serra acima.

Fundação de Santos,
por Benedito Calixto
Porto de Santos
Rio Quilombo
Praia de Santos

Bem resume a história o portal Santos Cidade: “Graças a seus filhos ilustres e ao espírito comunitário, Santos sempre se destacou na história nacional, ora envolvida na libertação dos escravos, ora lutando pela independência do País”.

A partir do Outeiro, Santos cresceu em três direções: a sudeste, para a orla, e a noroeste, ao largo do porto, ocupando a ilha em direção a São Vicente; e no litoral continental, entre Cubatão e Bertioga, chegando ao planalto pela Serra do Quilombo.

O caminho do pentacentenário fez bem à cidade e à sua gente, que soube combinar o trabalho na cidade vermelha com o interesse nacional e a agradável brisa do mar.

Felizmente, muito há que se fazer. Mas não hoje, que é dia de festa. E quem canta para nós é o Zeca Pagodinho!

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: