Santos, 476, e a chegada dos imigrantes ao Brasil

Porto de Santos, por Marc Ferrez (final do séc. 19)

A história da cidade-sede da Baixada Santista confunde-se de muitas maneiras com o Porto de Santos, correspondente hoje à principal atividade econômica regional.

O Arquivo Histórico de São Paulo disponibilizou cópias das 51.162 listas de desembarque de pessoas nos navios que aportaram na Ilha de São Vicente entre 1888 e 1973, relacionando seguramente mais de um milhão de brasileiros e estrangeiros que, em muitos casos, pela primeira vez pisavam na firme terra que adiante viria a ser a sua Pátria.

Selecionamos duas dessas listas como exemplo familiar:

Em 5.3.1929 atracava o vapor Zeelandia, procedente de Amsterdam e conduzido por Van Hoppen, com Hugueta Sendacz e seus pais Abrão e Pola Rajnsztajn à bordo. Antes de subir a serra, pernoitaram na pensão Brickmann.

Em 22.8.1930 chegavam à Santos José Aron Sendacz e sua mãe Marjem, passageiros do Mendoza, que o capitão Gadais trouxe desde Gênova. No porto os esperava Hersz Sendacz, estabelecido no Brasil alguns meses antes.

Além da consulta por período e nome de navio, é possível solicitar uma certidão de desembarque, inclusive com base nos registros da Hospedaria dos Imigrantes, com base no nome e outras informações do viajante.

Confira as matérias de aniversário anteriores: Santos, 475 – minha escolha de vida na aposentadoria, e Santos, 474 – um pouco de história da Ilha Encantada.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: