Haddad pronto para São Paulo

O ex-ministro da Educação e prefeito paulistano Fernando Haddad registrou seu programa de governo Vamos Juntos por São Paulo no TRE, candidato nº 13 que é ao governo paulista. O compromisso do professor contempla três aspectos: desenvolvimento sustentável e inovador; oportunidades e direitos; e gestão regional e governança participativa e transparente.

De plano, Haddad tipifica o “principal objetivo e compromisso” da peça de 103 pontos: “transformação de São Paulo e, sobretudo, com a melhoria da vida do povo paulista“.

Em entrevista à Rede Brasil Atual, o líder das pesquisas afirmou que “São Paulo voltará a ter emprego industrial“. Já havíamos feito colaboração nesse sentido no período preparatório e agora destacamos alguns dos indicativos de como será feita a retomada paulista:

Trabalhadoras e trabalhadores que se deparam com cada vez mais dificuldades para encontrar emprego. Quando encontram, frequentemente é com baixo rendimento e, muitas vezes, são levados a trabalhar jornadas exaustivas sem garantia de qualquer direito. De maneira emergencial, precisamos criar empregos para os quase 3 milhões de desempregados que vivem em nosso estado; de maneira estrutural, promoveremos um novo ciclo de investimentos, com a articulação entre setor público, setor privado, aparato científico-tecnológico e sistema de crédito, para criação de postos de trabalho de maior remuneração, melhores condições para a juventude, com vistas de reverter a trajetória de queda dos rendimentos do trabalho e da fuga de investimentos.

O investimento em infraestrutura é um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Uma infraestrutura moderna, criativa, eficiente e sustentável, de um lado, promove um ambiente mais propício aos negócios e aos investimentos, reduzindo custos para quem produz e melhorando a eficiência da nossa economia.

Sobre a questão portuária, entendemos a importância de agregar valor às mercadorias em circulação. O tema também faz parte do programa:

Trabalharemos pelo desenvolvimento dos portos paulistas ao promover a atração de novos negócios, o aumento do volume operado, a ampliação da eficiência, a redução dos custos e ampliação das oportunidades de emprego. O Porto de Santos, o maior da América Latina, responde pela movimentação de 30% da balança comercial brasileira, e o Porto de São Sebastião, responsável pela recepção de 55% do petróleo que entra para refino no Brasil, possuem um caráter estratégico para o desenvolvimento econômico e para a soberania nacional, cuja atividade envolve diversas prefeituras da região e um enorme potencial de geração de emprego e renda.

A ciência e a engenharia estão na base das realizações pretendidas:

O aparato científico e tecnológico também é pilar estruturante do desenvolvimento social com capacidade de produzir inovação para solucionar problemas, como foi demonstrado também na pandemia, com o apoio das universidades para projetos de respiradores, desenvolvimento de vacinas, entre tantas outras contribuições fundamentais.

Além de pontuar sobre cada um dos serviços públicos e a sustentabilidade ambiental, Fernando Haddad, candidato da Federação Brasil da Esperança de nº 13, co:ncluiu

As mudanças estruturais que desejamos promover no Estado de São Paulo passam por uma mudança de fundo na forma de se governar, através da radicalização da democracia e do fortalecimento da governança a partir dos territórios.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, EngD, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: