Aumentar IR dos mais ricos é caminho para sistema tributário menos desigual, diz FGV 

Os acadêmicos da FGV somam-se aos Auditores Fiscais da Receita pela progressividade do imposto sobre a renda, de forma que quem ganha mais, deve contribuir mais com os serviços sociais, ao contrário do que é hoje.
O Brasil carece ainda, há pelo menos 34 anos, do imposto sobre as grandes fortunas e da redução da carga sobre o consumo, em que proporcionalmente os mais pobres são mais onerados, já que o imposto por unidade é igual para todos os consumidores.
Menos desigualdade, mais Brasil.

Núcleo de Estudos Tributários - NET

Em ano de eleições e com a votação da reforma tributária interditada no Congresso, o Observatório de Política Fiscal da Fundação Getulio Vargas (FGV) lançou um livro digital com propostas para tornar o Sistema Tributário Nacional mais justo, penalizando menos os mais pobres, após o aumento das desigualdades sociais do país com a pandemia da covid-19.

O lançamento do livro “Progressividade Tributária e Crescimento Econômico” coincide com as polêmicas desonerações de tributos promovidas recentemente pelo governo e o Congresso para forçar a queda dos preços, mas feitas ao largo de uma mudança estrutural da reforma tributária.

O acesso ao livro digital é gratuito via o portal do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV para fomentar o debate com propostas concretas para a janela de oportunidade para a votação da reforma na virada de governo.

São 10 autores em 13 capítulos que fazem uma abordagem integrada de…

Ver o post original 894 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, conselheiro da Casa do Povo, CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: