Viva Tiradentes!

Nossa página lastreia-se nos lemas “desenvolver a obra dos que nos antecederam” e “contribuir para fazer deste imenso país uma grande Nação”. Assim, muito oportuna a manifestação da Engenharia pela Democracia para este 21 de Abril.

Continuamos na luta pela soberania da nossa nação!

O movimento Engenharia pela Democracia – EngD homenageia no seu dia o Patrono da Nação Brasileira Tiradentes. A figura heroica de Joaquim José da Silva Xavier na data de seu sacrifício e assassinato é marco fundamental da luta pela nossa independência e soberania, cujo legado continua a ecoar pelas entranhas de nossas consciências.

Líder do movimento conhecido como Conjuração Mineira, e não inconfidência como lhe assacaram os colonizadores, era alferes do Exército colonial, trabalhou e conspirou pela nossa independência. Foi o líder que articulou as forças políticas heterogêneas das Minas Gerais. Representante das camadas médias de então, juristas, militares, intelectuais, clero e poetas, o movimento tinha um projeto de governo constitucional, de libertação da metrópole e a criação de uma universidade.

“Dez vidas tivesse, dez vidas eu daria”.

Frase célebre que sintetiza a figura de Tiradentes, seu espírito heroico e épico que inspirou e continua a inspirar gerações que construíram e lutam por uma nação brasileira justa e soberana.

O caminho o conhecemos. Os desafios também.

Nos 200 anos do Bicentenário da Independência a EngD trabalha por uma nova democracia e uma nova independência. Sabe que para atender as necessidades básicas do povo brasileiro são necessários mais engenharia e mais democracia. Reconstruir a educação, a ciência, a tecnologia, a proteção ao meio ambiente, a cultura pressupõe ultrapassar o desatino em que fomos lançados e apostar no imenso potencial de nosso povo e País.

Conjugada com as bandeiras pelo emprego, direitos, democracia e vida lançadas recentemente de forma unitária pela CONCLAT – Conferência da Classe Trabalhadora, a caminhada da EngD pelo desenvolvimento socioambientalmente sustentável é indissociável da luta contra a carestia e pela solidariedade social.

Com espírito de entrega e dever cívico estaremos presentes juntos com todos os democratas neste 1o de Maio unitário nas praças públicas para reafirmar o sonho e compromisso de Tiradentes: “Libertas quae sera tamen” – Democracia, Liberdade e Soberania!

Em 21.4.2021 publicamos o poema final do Romanceiro, Fala dos Inconfidentes Mortos; um ano antes, colecionamos a vasta produção da Hora do Povo sobre o herói nacional, sob a chama Mil vidas eu tivesse…

As nossas homenagens e agradecimentos à Joaquim José da Silva Xavier e a Conjuração Mineira, passo primeiro da Independência do Brasil!

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Viva Tiradentes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: