São Paulo, 468: o viaduto de Santa Ifigênia por Adoniran Barbosa

Viaduto Santa Ifigênia, em 1913.
Hoje (Pinterest)

Venha ver!

Venha ver, Eugênia

Como ficou bonito

o viaduto Santa Ifigênia

O trecho em destaque é da conhecida música de Adoniran Barbosa, Viaduto Santa Ifigênia, o grande cantador e contador de estórias da maior cidade do hemisfério sul.

O bairro leva o nome da Santa cuja igreja fica na confluência do viaduto e a rua que também a homenageiam e, em conjunto com os vizinhos Bom Retiro, Brás e Pari, todos eles integrantes da 3ª Zona Eleitoral paulista, que tantos votos recolheu deste autor, é formado por ruas de comércio especializado, história e muita gente que mora, trabalha e visita esse pedaço singular da metrópole paulistana.

A Veja SP contou um pouco da história do viaduto:

“Com 1 100 toneladas de estruturas metálicas belgas, 225 metros de extensão e 18,5 metros de largura, o elevado acabou sendo inaugurado em 1913 pelo então prefeito Raimundo Duprat. Foi o segundo da cidade, e sua construção ocorreu logo após a do Viaduto do Chá. ‘Com ele, São Paulo deixou de ser uma vila e ganhou status de cidade industrial’, diz a arquiteta Ana Marta Ditolvo, professora de técnicas de retrospectivas da Faap.

Na década de 70, o viaduto teve a passagem fechada para carros e recebeu o piso de pastilhas coloridas, hoje remendadas com concreto.” (Veja SP)

Fica a nossa homenagem à São Paulo em nome dos meus vizinhos de ontem, hoje e sempre.

Reveja as homenagens aos aniversários de São Paulo 467passe livre para idosos é o presente que São Paulo merece; e 466 – quem é você, São Paulo?

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, conselheiro da CNTU e Aguaviva, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: